Análise da produção acadêmica (2016-2022) sobre documentação pedagógica na educação infantil e a visibilidade das culturas infantis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94499

Palavras-chave:

Documentação pedagógica, Pedagogias da Infância, Culturas infantis

Resumo

Este texto apresenta uma revisão de literatura sobre documentação pedagógica na Educação Infantil no período de 2016-2022. O objetivo principal foi analisar como essa temática está sendo abordada nos estudos brasileiros e qual tem sido a periodicidade dessa discussão. Tomamos como ponto de partida a ideia de que a partir de Pedagogias das Infâncias baseadas na escuta, na participação, nas relações das crianças entre elas e com adultos/as, estão sendo construídos instrumentos de observação, registro e reflexão em torno das produções infantis e dos processos de construção do conhecimento coletivo e individual. Estamos num movimento intenso de desconstrução de velhas práticas engessadas e mecânicas que pouco diziam sobre os processos sofisticados de produção das culturas infantis e de construção de significados pelas crianças, por isso o debate sobre documentação pedagógica torna-se tão necessário e urgente ao reafirmar a necessidade de visibilizar as produções das culturas infantis.

Biografia do Autor

Luciana Aparecida de Araujo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Fez Pós-doutorado pela Fundação Carlos Chagas (2013). É professora Assistente Doutor da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/ Marilia, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Pesquisa. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, pesquisa pedagógica, pesquisa na formação e prática docente, alfabetização científica e pesquisa com crianças. É Líder do Grupo de Estudos em Pesquisa Pedagógica e Cultura Científica (GEPPECC) e pesquisadora do GEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis, do(a) Universidade Federal de Alagoas, todos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

Solange Estanislau dos Santos, Prefeitura Municipal de São Sebastião

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014); Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2006) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2003). Atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (GEPPECI-UFAL); do Grupo de Pesquisa: GEPEDISC-linha Culturas Infantis (FE/UNICAMP) e apoiadora do Fórum Paulista de Educação Infantil (FPEI). Trabalhou como professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas e foi vice-coordenadora do Setor de Estudos em Educação Infantil. Desenvolve pesquisas nas seguintes temáticas: educação infantil,crianças, infâncias, discursos, culturas infantis, Sociologia da Infância, Pedagogia da Infância, diferenças, imagens, formação docente, políticas públicas.

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Publicado

2023-12-08