A documentação pedagógica como estratégia metodológica: diálogo com experiências de Portugal e do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94207

Palavras-chave:

Documentação Pedagógica, Educação Infantil, Estratégia metodológica

Resumo

Este artigo tece análises conceituais e práticas sobre Documentação Pedagógica, a partir de um estudo de casos múltiplos, que envolveu observação, análise documental e entrevista semiestruturada com profissionais de duas instituições de Educação Infantil (uma em Portugal e outra no Brasil). Também procedeu à revisão integrativa, mapeando estudos e práticas que tratam do tema. Na argumentação, o foco está direcionado aos modos próprios das duas instituições pesquisadas conceberem e utilizarem a documentação, assim como o apontamento dos desafios e das condições institucionais para a sua efetivação. As experiências observadas revelam processos articulados de planejar/documentar/avaliar e, à luz da revisão integrativa, novos contornos conceituais são vislumbrados: a Documentação Pedagógica é (re)definida como estratégia metodológica, no enfeixamento de perspectivas multifacetadas (didática, política, ética e estética).

Biografia do Autor

Flavia Gontijo, Universidade FUMEC

Doutora em Educação na Universidade de Aveiro, Portugal. Mestra em Educação Tecnológica pelo CEFET MG. Pedagoga (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 1984 e FUMEC, 2000). Coordenadora do curso de pós-graduação em Psicopedagogia e professora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. Diploma superior em Ciências Sociais com menção em Construtivismo e Educação pela FLACSO (Argentina) em parceria com  UAM (Madrid). Membro da Mesa Diretiva Nacional e articuladora regional em Minas Gerais da RedSOLARE Brasil.  Assessora em instituições de Educação Infantil.

 

Gabriela Portugal, Universidade de Aveiro

Professora associada no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA), onde leciona diversas unidades curriculares e supervisiona estudantes de mestrado e de doutoramento. É doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Psicologia da Educação, desenvolvendo investigação no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). Neste centro, coordena o Grupo de Investigação Políticas, Avaliação e Qualidade. Foi desde 1998/99 até fevereiro de 2018 diretora dos cursos de formação de educadores de infância na UA (Licenciatura em Educação de Infância e Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico).

Luciana Ostetto, Universidade Federal Fluminense

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde atua no Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado), no Curso de Pedagogia e coordena o FIAR – Círculo de estudo e pesquisa Formação de professores, Infância e Arte. Doutora em Educação (Unicamp), Mestra em Educação (UFSCar) e Pedagoga (UFSC). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Évora (PT), por meio do Programa Professor Visitante no Exterior (CAPES 2028/2019).

 

 

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Publicado

2023-12-08