Experiências telúricas na educação infantil: rastros da documentação pedagógica

Autores

  • Cristiana Callai Universidade Federal Fluminense - UFF http://orcid.org/0000-0001-8721-9184
  • Miriam Nogueira de Maltos Universidade Federal Fluminense/UFF
  • Stéfany Bicalho Fernandes Universidade Federal Fluminense/UFF

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94457

Palavras-chave:

Registro, Documentação Pedagógica, Educação Infantil

Resumo

Este relato de experiência busca refletir sobre o ato do registro do educador da Educação Infantil, uma escrita permeada por suas observações e com suas provocações sobre as vivências junto às crianças de uma escola pública do município de Niterói/RJ, com crianças na faixa etária de 3 a 5 anos. Destacamos o registro escrito e fotográfico das interações das crianças com a argila e as sensações que foram manifestadas na experiência sensorial como possibilidade de partilhar o vivido, contextualizando a narrativa, mas também projetando situações pedagógicas desafiadoras, visto que a revisitação do cotidiano vivido junto às crianças é fundamental para refletir sobre o passado, e repensar as próximas ações, ou seja, planejar. Nesse processo, avaliar a organização do trabalho pedagógico aparece como uma das práticas essenciais da docência. Como recorte metodológico utilizamos a pesquisa narrativa (auto) biográfica em educação.

Biografia do Autor

Cristiana Callai, Universidade Federal Fluminense - UFF

Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação. Integrante do Círculo de Estudo e Pesquisa Formação de Professores, Infância e Arte - FIAR

Miriam Nogueira de Maltos, Universidade Federal Fluminense/UFF

Graduada em Pedagogia, mestranda em Educação pelo PPGE da UFF. Integrante do Círculo de Estudo e Pesquisa Formação de Professores, Infância e Arte - FIAR

Stéfany Bicalho Fernandes, Universidade Federal Fluminense/UFF

Graduada em Pedagogia. Integrante do Círculo de Estudo e Pesquisa Formação de Professores, Infância e Arte - FIAR

Referências

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única: obras escolhidas, Volume 2. Tradução Rubens Rodrigues Torres Filho, José Carlos Martins Barbosa. Editora brasiliense SP. 1987.

GANDINI, Lella; GOLDHABER, Jeanne. Duas reflexões sobre a documentação. Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002 (p. 150-169).

MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Leila; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999 (p. 59-104).

OSTETTO, Luciana. Observação, registro, documentação: nomear e significar as experiências. In: OSTETTO, Luciana (org.). Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2012.

PICANÇO, Monica Bezerra de Menezes. Registro. In: COLINVAUX, Dominique. Cadernos Creche UFF: textos de formação e prática. Niterói: Editora da UFF, 2011.

PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. Editora Peirópolis LTDA, 2016.

WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

Downloads

Publicado

2023-12-08