Experiências telúricas na educação infantil: rastros da documentação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94457Palavras-chave:
Registro, Documentação Pedagógica, Educação InfantilResumo
Este relato de experiência busca refletir sobre o ato do registro do educador da Educação Infantil, uma escrita permeada por suas observações e com suas provocações sobre as vivências junto às crianças de uma escola pública do município de Niterói/RJ, com crianças na faixa etária de 3 a 5 anos. Destacamos o registro escrito e fotográfico das interações das crianças com a argila e as sensações que foram manifestadas na experiência sensorial como possibilidade de partilhar o vivido, contextualizando a narrativa, mas também projetando situações pedagógicas desafiadoras, visto que a revisitação do cotidiano vivido junto às crianças é fundamental para refletir sobre o passado, e repensar as próximas ações, ou seja, planejar. Nesse processo, avaliar a organização do trabalho pedagógico aparece como uma das práticas essenciais da docência. Como recorte metodológico utilizamos a pesquisa narrativa (auto) biográfica em educação.
Referências
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única: obras escolhidas, Volume 2. Tradução Rubens Rodrigues Torres Filho, José Carlos Martins Barbosa. Editora brasiliense SP. 1987.
GANDINI, Lella; GOLDHABER, Jeanne. Duas reflexões sobre a documentação. Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002 (p. 150-169).
MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Leila; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999 (p. 59-104).
OSTETTO, Luciana. Observação, registro, documentação: nomear e significar as experiências. In: OSTETTO, Luciana (org.). Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2012.
PICANÇO, Monica Bezerra de Menezes. Registro. In: COLINVAUX, Dominique. Cadernos Creche UFF: textos de formação e prática. Niterói: Editora da UFF, 2011.
PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. Editora Peirópolis LTDA, 2016.
WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.