Registros do cotidiano da/na educação infantil: percursos na formação docente inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94398

Palavras-chave:

Educação Infantil, Formação docente, Registro, Curso de Pedagogia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo contribuir com estudos e reflexões sobre a formação docente inicial, a nível de graduação, além de promover apontamentos sobre o processo de aprendizagem e valorização da escrita sobre os cotidianos como caminho para a (auto)formação de professoras e professores de Educação Infantil. Toma como campo de pesquisa e análise as disciplinas relacionadas à Educação Infantil no Curso de Pedagogia de uma universidade federal no diálogo entre a professora das disciplinas e a monitora, suas expectativas e conhecimentos construídos no encontro com os estudantes de graduação em sua inserção nos cotidianos da Educação Infantil.

Biografia do Autor

Sarah Borges Martins Gomes, Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação

Graduanda de Pedagogia na Universidade Federal Fluminense

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010.]

BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Record, 1996.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas II: Rua de Mão Única. São Paulo; Brasiliense, 1995.

BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

ESTEBAN, Maria Teresa e ZACCUR, Edwiges. A pesquisa como eixo de formação docente. In: Professora pesquisadora, uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DPeA, 2002.

FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Madalena. Educador, educa a dor. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. – São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MAIA, Marta Nidia Varella Gomes. Sobrevoo e trilhas da pesquisa: caminhos para olhar a educação infantil. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 23, n. 2, p. 590-607, maio/ago. 2018.

MAIA, Marta Nidia Varella Gomes. "Isso é o que eu não sei responder": o currículo nas palavras das crianças. In: Sonia Kramer; Alexandra Pena; Maria Leonor P.B. Toledo; Silvia Néli Falcão Barbosa. (Org.). Ética - pesquisa e práticas com crianças na educação infantil. 1ed.Campinas: Papirus Editora, 2019, v. 1, p. 99-124.

MAIA, Marta Nidia Varella Gomes. “Que as pessoas grandes possam rir como as crianças.” Revista Práticas em Educação Infantil, v06, p.14-26, 2021.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. MAIA, Marta Nidia Varella Gomes. Nas veredas do estágio docente: (re)aprender a olhar. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 22, p. 1-14, 2019.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Memorial de formação. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade. DUARTE, Adriana Cancella. VIEIRA Lívia Fraga. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM

RINALDI, Carla. Documentação e avaliação: como se relacionam? In: RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar, aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro: uma parceria entre professores, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

Publicado

2023-12-08