Registros do cotidiano da/na educação infantil: percursos na formação docente inicial

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94398

Schlagworte:

Educação Infantil, Formação docente, Registro, Curso de Pedagogia

Abstract

O presente artigo tem como objetivo contribuir com estudos e reflexões sobre a formação docente inicial, a nível de graduação, além de promover apontamentos sobre o processo de aprendizagem e valorização da escrita sobre os cotidianos como caminho para a (auto)formação de professoras e professores de Educação Infantil. Toma como campo de pesquisa e análise as disciplinas relacionadas à Educação Infantil no Curso de Pedagogia de uma universidade federal no diálogo entre a professora das disciplinas e a monitora, suas expectativas e conhecimentos construídos no encontro com os estudantes de graduação em sua inserção nos cotidianos da Educação Infantil.

Autor/innen-Biografie

Sarah Borges Martins Gomes, Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação

Graduanda de Pedagogia na Universidade Federal Fluminense

Literaturhinweise

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010.]

BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Record, 1996.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas II: Rua de Mão Única. São Paulo; Brasiliense, 1995.

BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

ESTEBAN, Maria Teresa e ZACCUR, Edwiges. A pesquisa como eixo de formação docente. In: Professora pesquisadora, uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DPeA, 2002.

FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Madalena. Educador, educa a dor. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. – São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MAIA, Marta Nidia Varella Gomes. Sobrevoo e trilhas da pesquisa: caminhos para olhar a educação infantil. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 23, n. 2, p. 590-607, maio/ago. 2018.

MAIA, Marta Nidia Varella Gomes. "Isso é o que eu não sei responder": o currículo nas palavras das crianças. In: Sonia Kramer; Alexandra Pena; Maria Leonor P.B. Toledo; Silvia Néli Falcão Barbosa. (Org.). Ética - pesquisa e práticas com crianças na educação infantil. 1ed.Campinas: Papirus Editora, 2019, v. 1, p. 99-124.

MAIA, Marta Nidia Varella Gomes. “Que as pessoas grandes possam rir como as crianças.” Revista Práticas em Educação Infantil, v06, p.14-26, 2021.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. MAIA, Marta Nidia Varella Gomes. Nas veredas do estágio docente: (re)aprender a olhar. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 22, p. 1-14, 2019.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Memorial de formação. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade. DUARTE, Adriana Cancella. VIEIRA Lívia Fraga. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM

RINALDI, Carla. Documentação e avaliação: como se relacionam? In: RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar, aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro: uma parceria entre professores, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

Veröffentlicht

2023-12-08