Brinquedos de material reciclável como um recurso para o resgate do brincar em uma turma de pré-escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e92524

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Projeto de intervenção, Materiais recicláveis, Brincadeira, Brinquedo

Resumo

O relato de experiência aqui apresentado é o registro de um projeto de intervenção desenvolvido como parte das atividades de estágio supervisionado do curso de Pedagogia em uma instituição de Educação Infantil. A partir da observação e conversas com a professora responsável por uma turma de crianças de cinco anos de idade, verificou-se a escassez de brinquedos e materiais com os quais as crianças pudessem brincar. O projeto de intervenção foi desenvolvido para possibilitar que as crianças produzissem e brincassem com brinquedos confeccionados a partir de materiais recicláveis. As atividades de estágio aqui registradas puderam promover o encontro do estagiário com sua “criança interior” e dar segurança de que é possível desenvolver uma pedagogia da infância que não esteja focada em reproduzir a forma escolar.

Biografia do Autor

Fábio Hoffmann Pereira, Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca

Professor na área de Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado (2008) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade de São Paulo. Tem experiência de 19 anos na Educação Básica como professor dos anos iniciais do ensino fundamental, coordenador pedagógico e diretor de escola. Na pesquisa em Educação, tem aproximações com as seguintes temáticas: Relações de Gênero e Educação, Desempenho Escolar, Educação Infantil e Sociologia da Infância. 

Currículo completo disponível em: http://lattes.cnpq.br/8219210643690106

Yuri Rangel Nunes da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Pedagogia. Tem se dedicado ao estudo das relações de gênero e interseccionais na Educação.

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Publicado

2023-12-08