A prática de registro entre as interações e a observação: a experiência de professoras do Centro de educação infantil Mário Quintana (Fortaleza-Ceará)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94472

Palavras-chave:

Educação Infantil, Documentação Pedagógica, Registro

Resumo

A Documentação Pedagógica é uma ferramenta de investigação educativa e de visualização e comunicação dos significados construídos junto às crianças nas práticas cotidianas da Educação Infantil. Para isso, faz uso dos procedimentos conjuntos de observação, registro, interpretação/projetação/comunicação. O presente artigo objetiva analisar estratégias desenvolvidas por professoras para tornar possível a prática de registro em uma instituição pública de Educação Infantil localizada na cidade de Fortaleza, no Ceará. Para isso, desenvolveu, metodologicamente, as práticas de observação e registro das ações documentativas de duas professoras, organizando, a partir disso, materiais que com elas foram refletidos, numa perspectiva discursiva. Concluiu que o registro, no contexto investigado, era resultado de um esforço das duas professoras e se posicionava justamente entre as interações e a observação, pois as docentes observavam/escutavam estando em relação com as crianças, promovendo e registrando suas vivências.

Biografia do Autor

Pedro Neto Oliveira de Aquino, Universidade Federal do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, especificamente, da linha Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança, eixo Educação Infantil: práticas pedagógicas e formação de professores. Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Foi bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID) no campo da Educação Infantil, especificamente, nas disciplinas de Educação Infantil e Proposta Pedagógica e Práticas de Educação Infantil (2016 - 2017). Atuou como bolsista de pesquisa (2015 - 2017), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), no projeto "A construção da identidade étnico-racial em crianças de três anos no contexto da creche", coordenado pela Profª. Drª. Silvia Helena Vieira Cruz. É integrante do Grupo Gestor do Fórum de Educação Infantil do Ceará e integra o comitê cearense da Campanha Nacional pelo Direito à Educação por este mesmo fórum. Foi professor da educação básica na escola Vila (Fortaleza-CE) (2018).

Silvia Helena Vieira Cruz, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Psicologia (1979), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (1987) e também doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1994). Fez estágio de aperfeiçoamento no Departamento de Pesquisas da Fundação Carlos Chagas durante o ano de 2005 e pós-doutorado na Universidade do Minho (Braga-Portugal) em 2007. É professora titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisas com crianças pequenas, trabalho pedagógico na Educação Infantil e formação de professores.

Referências

ALONSO, Luis Enrique. La mirada cualitativa en sociología. Madrid: Fundamentos, 1998.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MELLO, Suely Amaral. Documentação Pedagógica: teoria e prática. São Carlos: Pedro e João Editores, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 05, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, CNE, CEB, 2009.

CRUZ, Silvia Helena Vieira; CRUZ, Rosimeire Costa Andrade. O ambiente na Educação Infantil e a construção da identidade da criança. Revista em aberto - INEP, v. 30, p. 71-81, 2017.

DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na Educação da Primeira Infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.

DAVOLI, Mara. Documentar processos, recolher sinais. In: BARBOSA, Maria Carmen Silveira.; FARIA, Ana Lúcia Goulart de.; MELLO, Suely Amaral. Documentação Pedagógica: teoria e prática. São Carlos: Pedro e João Editores, 2017.

DOLCI, Mariano. Afinando os olhos para captar momentos. In: BARBOSA, Maria Carmen Silveira.; FARIA, Ana Lúcia Goulart de.; MELLO, Suely Amaral. Documentação Pedagógica: teoria e prática. São Carlos: Pedro e João Editores, 2017.

FOCHI, Paulo Sérgio; PINAZZA, Mônica Appezzato. Documentação Pedagógica: observar, registrar e (re)criar significados. Revista Linhas. Florianópolis, v. 19, n. 40, p. 184-199, maio/ago. 2018.

FOCHI, Paulo Sérgio. A documentação pedagógica como estratégia para a construção do conhecimento praxiológico: o caso do Observatório da Cultura Infantil - OBECI. 2019. 346f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

FORMOSINHO, João; OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. A formação como pedagogia da relação. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 27, n. 51, p. 19-28, jan./abr. 2018.

FREIRE, Madalena. A Paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Madalena. Observação, registro e reflexão: instrumentos metodológicos. 2ª ED. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2012.

HOYUELOS, Alfredo. Documentación como argumentación y narración. Revista Aula de Infantil, n. 39, Barcelona, 2007.

HOYUELOS, Alfredo. La identidad de la educación infantil. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 1, p. 15-24, jan./abr. 2010.

HOYUELOS, Alfredo. A complexidade na escola infantil. In: HOYUELOS, Alfredo; RIERA, María Antonia. Complexidade e relações na educação infantil. São Paulo: Phorte, 2019.

MALAGUZZI, Loris. Histórias ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica Appezzato. Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; PASCAL, Cristine. Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Porto Alegre: Penso, 2019.

OSTETTO, Luciana Esmeralda (org). Encontros e encantamentos na Educação Infantil. Campinas: Papirus, 2000.

OSTETTO, Luciana Esmeralda (org). Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas: Papirus, 2008.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. No tecido da documentação, memória, identidade e beleza. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda. (Org.). Registros na educação infantil: pesquisa e prática pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2017.

PAIVA, Ana Carine dos Santos de Sousa. “O que nos une é mais forte do que o que nos separa”: A construção das identidades docentes a partir das interações entre professoras no contexto da Educação Infantil. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, UFC. Fortaleza, 2022.

RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro: uma parceria entre o professor, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1993.

Publicado

2023-12-08