A documentação pedagógica na formação de professoras-pesquisadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94448

Palavras-chave:

Documentação pedagógica, Formação de professores, Educação da infância, Educação infantil, Professoras-pesquisadoras

Resumo

Este artigo contempla o tema da documentação pedagógica e sua interlocução com a formação, a autoformação e a pesquisa de professoras da infância. De caráter exploratório, mapeamos os conceitos que cerceiam este tema, com destaque para a observação, para o registro e para a reflexão e o modo como esses conceitos se refletem no campo da formação de professores, a partir da teorização sobre a formação continuada e em contexto, da pesquisa na prática e do papel das professoras-pesquisadoras na educação da infância. Atravessado pelo tema da documentação pedagógica, o texto argumenta sobre como um grupo de estudos e pesquisas favorece a formação de professoras e suas práticas em contexto e sobre como a documentação pedagógica tem potencializado pesquisas na educação infantil e sobre as crianças pequenas quando entendida como instrumento metodológico e de escuta.

Biografia do Autor

Giovana Alonso Botega, Universidade Federal de São Carlos

Educação Infantil, formação de professores, Sociologia da Infância, cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância.

Cleonice Maria Tomazzetti, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), foi professora da Universidade Federal de Santa Maria de 1994 a 2017 e atualmente é professora da Universidade Federal de São Carlos, atuando no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Pesquisa educação infantil, práticas educativas, educação e infância, educação infantil e formação de professores.

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Publicado

2023-12-08