Registrar e documentar na educação infantil: tessituras da práxis pedagógica de um centro municipal de educação infantil de Goiânia, Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94504Palavras-chave:
Educação Infantil, Registro, Documentação Pedagógica, Práxis pedagógicaResumo
O texto objetiva (re)pensar os movimentos de registro e documentação pedagógica no tempoespaço da Educação Infantil (EI), através do exercício da escuta de professoras em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), de Goiânia, Goiás. Por intermédio, de pesquisa qualitativa abrimos espaço para as narrativas de três professoras, durante entrevistas semiestruturadas, e realizamos sua análise à luz da Análise de Conteúdo, fazendo emergir as categorias: Registro e documentação pedagógica: concepções; Planejamento pedagógico; Instrumentos de registro e documentação e O tempoespaço do registro na EI. As narrativas ecoam uma trajetória de aprendizagem acerca da prática de registro e documentação pedagógica, sendo que a diversidade de registros empregados está imbricada as narrativas dos documentos oficiais. A ação de registrar e documentar é uma práxis institucionalizada no CMEI que ganha força em seu cotidiano embora as contradições pontuadas pelas professoras para sua concretização, sobremaneira o fato de necessitarem de condições e tempo externo a jornada de trabalho para concluí-los.
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