Salta al contenuto principale
Salta al menu principale di navigazione
Salta al piè di pagina del sito
Open Menu
Ultimo fascicolo
Archivi
Avvisi
Info
Sulla rivista
Proposte
Comitato Scientifico ed Editoriale
Dichiarazione sulla privacy
Contatti
Cerca
Registrazione
Login
Home
/
Archivi
/
V. 25 N. 48 (2023): Dossiê: Educação, infâncias e práxis pedagógica: registrar e documentar movimentos de (re)existência na Educação Infantil
V. 25 N. 48 (2023): Dossiê: Educação, infâncias e práxis pedagógica: registrar e documentar movimentos de (re)existência na Educação Infantil
Pubblicato:
2023-12-08
Editorial
Editorial
499-500
Editorial (Português (Brasil))
Apresentação
Educação, infâncias e práxis pedagógica: registrar e documentar movimentos de (re)existência na educação infantil
José Firmino de Oliveira-Neto, Greice Duarte de Brito-Silva, Luciana Esmeralda Ostetto
501-522
Apresentação Dossiê (Português (Brasil))
Dossiê Educação, infâncias e práxis pedagógica
Análise da produção acadêmica (2016-2022) sobre documentação pedagógica na educação infantil e a visibilidade das culturas infantis
Cleriston Izidro dos Anjos, Luciana Aparecida de Araujo, Solange Estanislau dos Santos
523-547
Artigo Original (Português (Brasil))
A documentação pedagógica como estratégia metodológica: diálogo com experiências de Portugal e do Brasil
Flavia Gontijo, Gabriela Portugal, Luciana Ostetto
548-570
Artigo Original (Português (Brasil))
Entre antropofagias e parangolés: a estética a favor de uma documentação pedagógica à brasileira
Xênia da Motta, Greice Duarte de Brito Silva
571-590
Artigo Original (Português (Brasil))
A importância das condições de trabalho para a construção de uma documentação pedagógica na perspectiva da qualidade da/na educação infantil
Maria Luiza Rodrigues Flores, Adriana Vidaletti, Aida Cunha Batista
591-615
Artigo Original (Português (Brasil))
Documentação pedagógica: possíveis caminhos e desafios à democratização das práticas avaliativas e docentes na educação infantil
Darianny Araújo dos Reis Araújo dos Reis, Lucas Lima Maltez
616-635
Artigo Original (Português (Brasil))
Artesanias docentes na educação infantil: os fios do registro e da documentação pedagógica como marcas das professoras artesãs
Niqueli Streck Machado Streck Machado, Maria Carmen Silveira Barbosa, Felipe Gustsack
636-659
Artigo Original (Português (Brasil))
Registros do cotidiano da/na educação infantil: percursos na formação docente inicial
Marta Nidia Varella Gomes Maia, Sarah Borges Martins Gomes
660-681
Artigo Original (Português (Brasil))
A documentação pedagógica na formação de professoras-pesquisadoras
Giovana Alonso Botega, Cleonice Maria Tomazzetti
682-706
Artigo Original (Português (Brasil))
“Veja só, veja só”, a beleza de estar e aprender em companhia: documentação pedagógica e o desenvolvimento profissional na escola da infância
Juliana Diamente Pito, Thaise Vieira de Araujo, Tânia Maria Massaruto de Quintal
707-722
Artigo Original (Português (Brasil))
Registro e documentação no estágio docente da educação infantil: uma experiência formativa
Keides Batista Vicente, Lindalva Pessoni
723-745
Artigo Original (Português (Brasil))
A constituição da práxis de uma professora iniciante na educação infantil: experiências do estágio para o campo profissional
Weverlin Ferreira Brizola, Sandra Novais Sousa
746-763
Artigo Original (Português (Brasil))
Relatos de experiência, documentação pedagógica e aprendizagem profissional: observar as crianças e, com elas, promover práticas pedagógicas significativas
Maria Teresa Jacinto Sarmento Pereira, Marta Sofia Costa, Ana Paula Costa
764-783
Artigo Original - Português Portugal (Português (Brasil))
(Re)construção do modelo curricular de uma educadora de infância à luz da abordagem multimodal
Ana Isabel de Domingues, Irís Pereira
784-809
Artigo Original - Português Portugal (Português (Brasil))
No vaivém do balanço: olhando para um gesto do brincar
Sandra Eckschmidt, Gilka Elvira Ponzi Girardello
810-834
Artigo Original (Português (Brasil))
O que dizem as crianças da documentação pedagógica?
Vitor Janei
835-852
Artigo Original (Português (Brasil))
“Professora, achei uma esmeralda!”: documentação pedagógica, protagonismo das crianças e suas aprendizagens
Gabrielle Augusta Silva de Camargo, Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi
853-878
Artigo Original (Português (Brasil))
Registrar e documentar na educação infantil: tessituras da práxis pedagógica de um centro municipal de educação infantil de Goiânia, Goiás
José Firmino de Oliveira Neto
879-899
Artigo Original (Português (Brasil))
A prática de registro entre as interações e a observação: a experiência de professoras do Centro de educação infantil Mário Quintana (Fortaleza-Ceará)
Pedro Neto Oliveira de Aquino, Silvia Helena Vieira Cruz
900-926
Artigo Original (Português (Brasil))
O registro e a perspectiva inclusiva: olhares e concepções na educação infantil
Mariane Falco
927-952
Artigo Original (Português (Brasil))
Construindo territórios através da leitura na primeira infância: Memórias e documentação pedagógica do "Consejo Puebla de Lectura A.C."
Silvanne Ribeiro-Velázquez, Alma Carrasco-Altamirano
953-979
Artigo Original - Espanhol México (Español (España))
O plano municipal pela primeira infância em São Gonçalo: documentando e refletindo uma experiência de construção de políticas públicas para as infâncias na cidade
Bruno Peres Freitas, Carla Verônica Corrêa Cardoso, Maria Tereza Goudart Tavares
980-1004
Artigo Original (Português (Brasil))
Relatos
Ei, você! Qual é a sua cor?: práxis antirracista e a construção da identidade na educação infantil
Joana Paula dos Santos Gomes de Oliveira, Valdilanne Guimarães Pereira, Patricia Leal Rebeque
1005-1024
Relato (Português (Brasil))
Se esta rua fosse minha: traços de experiências e registros de um projeto
Vanda de Fátima Silva Pinheiro
1025-1038
Relato (Português (Brasil))
Das rodas de conversa ao desenho infantil: a documentação pedagógica como prática testemunhal das narrativas gráficas e orais com crianças em uma escola pública em Fortaleza-CE
Janice Débora de Alencar Batista Araújo, Leandro da Silva Pereira Júnior, Luciane Germano Goldberg
1039-1056
Relato (Português (Brasil))
Mini-histórias: narrativas poéticas do cotidiano de bebês e crianças pequenas na escola da infância
Roseli Gonçalves Ribeiro Martins Garcia, Gillian Taveira Moraes Ichiama, Andreia Regina de Oliveira Camargo
1057-1077
Relato (Português (Brasil))
Experiências telúricas na educação infantil: rastros da documentação pedagógica
Cristiana Callai, Miriam Nogueira de Maltos, Stéfany Bicalho Fernandes
1078-1093
Relato (Português (Brasil))
Infâncias, autoria e investigação: um relato sobre os detetives incríveis do CMEI Setor União
DANIELLE SANTOS COUTINHO DE ALMEIDA, Daniella Borges de Faria Vasconcelos , Hellen Cristine Vieira do Amaral
1094-1109
Relato (Português (Brasil))
Brinquedos de material reciclável como um recurso para o resgate do brincar em uma turma de pré-escola
Fábio Hoffmann Pereira, Yuri Rangel Nunes da Silva
1110-1124
Relato (Português (Brasil))
Entrevista
Da necessidade e do desejo de escrever: uma conversa com Madalena Freire sobre observar, registrar e documentar
Marta Nidia Varella Gomes Maia, Luciana Esmeralda Ostetto
1125-1144
Entrevista Madalena Freire (Português (Brasil))
Outras Linguagens
Cem ou Sem? (des)inventar registros na educação infantil
Laís Vilela Gomes
1145-1161
Outras Linguagens (Português (Brasil))
Notas de percurso: o registro escrito que tece o encontro da professora com a pesquisadora... e com a arte
Maria Helena Dantas dos Santos Neves
1162-1176
Outras Linguagens (Português (Brasil))
Pareceristas do Volume
Pareceristas do volume
1177-1178
Pareceristas do volume 25 (Português (Brasil))
Lingua
Deutsch
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Italiano
Fai una proposta
Fai una proposta