O que dizem as crianças da documentação pedagógica?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94487

Palavras-chave:

Criança, Infância, Educação Infantil, Resistência, Documentação Pedagógica

Resumo

O presente artigo parte da exposição, elemento da linguagem fotográfica, juntamente com o texto “A vida dos homens infames”, de Michel Foucault, para problematizar a questão da visibilidade das crianças presente na documentação pedagógica. Em seguida, procura investigar como as crianças se relacionam com as imagens e representações produzidas sobre elas, baseado em duas cenas recolhidas no contexto escolar. Por fim, apoiado na obra de Fernand Deligny propõe uma inversão da perspectiva na documentação pedagógica.

Biografia do Autor

Vitor Janei

  

Referências

BARBOSA, Maria Carmem; GOULART, Ana Lucia e MELLO, Suely Amaral. Documentação pedagógica: teoria e prática. São Carlos: Pedro e João, 2017.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: 34, 1996.

DELEUZE, Gilles e PARNET, Claire. Diálogos. Lisboa: Relógio d’água, 2004.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix. O que é filosofia? São Paulo: 34, 1992.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 4 vol. São Paulo: Ed. 34, 1997 a.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: UFMG, 2011.

HARDT, Michael e NEGRI, Antonio. Multidão. Rio de Janeiro: Record, 2005.

FOUCAULT, Michel. A vida dos homens infames. In: Estratégia, poder-saber. Ditos e escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

JANEI, Vitor. Fragmentos de uma vida docente: criança, resistência e

Educação. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, p. 102. 2022.

KRTOLICA Igor, La tentative des Cévennes. Deligny et la question de l'institution, Chimères, 2010/1 (N° 72), p. 73-97. DOI: 10.3917/chime.072.0073. URL:

https://www.cairn.info/revue-chimeres-2010-1-page-73.htm

NARODOWSKI, Mariano. Infância e poder: a conformação da pedagogia moderna. 1993. 223 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, 1993.

OLSSON, Liselott Mariett. Movimento e experimentação na aprendizagem de crianças pequenas. In: ABRAMOWICZ, Anete e TEBET, Gabriela Guarnieri do C. (org.) Infância e pós-estruturalismo. São Carlos: Pedro e João, 2017.

PELBART, Peter Pal. O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento. São Paulo: N-1, 2e013.

PELBART, Peter Pal. Crítica e clínica. 07 mar. 2016, 23 maio. 2016. Notas de Aula. São Paulo: Casa do saber.

Publicado

2023-12-08