O que dizem as crianças da documentação pedagógica?

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94487

Schlagworte:

Criança, Infância, Educação Infantil, Resistência, Documentação Pedagógica

Abstract

O presente artigo parte da exposição, elemento da linguagem fotográfica, juntamente com o texto “A vida dos homens infames”, de Michel Foucault, para problematizar a questão da visibilidade das crianças presente na documentação pedagógica. Em seguida, procura investigar como as crianças se relacionam com as imagens e representações produzidas sobre elas, baseado em duas cenas recolhidas no contexto escolar. Por fim, apoiado na obra de Fernand Deligny propõe uma inversão da perspectiva na documentação pedagógica.

Autor/innen-Biografie

Vitor Janei

  

Literaturhinweise

BARBOSA, Maria Carmem; GOULART, Ana Lucia e MELLO, Suely Amaral. Documentação pedagógica: teoria e prática. São Carlos: Pedro e João, 2017.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: 34, 1996.

DELEUZE, Gilles e PARNET, Claire. Diálogos. Lisboa: Relógio d’água, 2004.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix. O que é filosofia? São Paulo: 34, 1992.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 4 vol. São Paulo: Ed. 34, 1997 a.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: UFMG, 2011.

HARDT, Michael e NEGRI, Antonio. Multidão. Rio de Janeiro: Record, 2005.

FOUCAULT, Michel. A vida dos homens infames. In: Estratégia, poder-saber. Ditos e escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

JANEI, Vitor. Fragmentos de uma vida docente: criança, resistência e

Educação. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, p. 102. 2022.

KRTOLICA Igor, La tentative des Cévennes. Deligny et la question de l'institution, Chimères, 2010/1 (N° 72), p. 73-97. DOI: 10.3917/chime.072.0073. URL:

https://www.cairn.info/revue-chimeres-2010-1-page-73.htm

NARODOWSKI, Mariano. Infância e poder: a conformação da pedagogia moderna. 1993. 223 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, 1993.

OLSSON, Liselott Mariett. Movimento e experimentação na aprendizagem de crianças pequenas. In: ABRAMOWICZ, Anete e TEBET, Gabriela Guarnieri do C. (org.) Infância e pós-estruturalismo. São Carlos: Pedro e João, 2017.

PELBART, Peter Pal. O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento. São Paulo: N-1, 2e013.

PELBART, Peter Pal. Crítica e clínica. 07 mar. 2016, 23 maio. 2016. Notas de Aula. São Paulo: Casa do saber.

Veröffentlicht

2023-12-08