Entre antropofagias e parangolés: a estética a favor de uma documentação pedagógica à brasileira

Autores

  • Xênia da Motta UFF
  • Greice Duarte de Brito Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94507

Palavras-chave:

Documentação Pedagógica, Educação Infantil, Educação e Arte, Nutrição Estética, Diversidade

Resumo

Este ensaio lança-se como uma provocação à estética feita em casa, composta pela diversidade brasileira. Chama atenção para as crianças que insistem em brincar e demandam um adulto-professor desobediente, que encarne a festa, o prazer e o riso, na prática realizada na educação infantil. Através de aportes teóricos conterrâneos e estrangeiros, o texto destaca o caráter autoral, coletivo e comunicativo da documentação pedagógica. A estética, como ingrediente que favorece a formação e a prática docente, com os sabores da aproximação entre Educação e Arte, também é apresentada. Defende-se, por essa via, que alimentar olhares, percepções, pensamentos, contribui para a aprendizagem de observar atentamente, registrar e documentar processos, narrar o vivido, expressar em palavras e imagens, cenários e performances de creches e pré-escolas. Como contribuição ao campo da Pedagogia, o ensaio aposta no potencial subversivo da sensibilidade, da imaginação e das artes, para tornar a documentação, e seus desdobramentos, como práticas provocativas, criativas, éticas e estéticas. E, a um tempo, também saborosas!

Biografia do Autor

Greice Duarte de Brito Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação na Linha de Pesquisa Linguagem, Cultura e Processos Formativos do PPG-Edu/UFF (2022). Mestre em Educação (2017) e licenciada em Pedagogia (2013). Pesquisadora no Círculo de Estudos e Pesquisa Formação de Professores, Infância e Arte - FIAR/FEUFF (2016). Atualmente é Professora EBTT (Coluni-UFF), Orientadora de monografia no Curso de Pedagogia (UNIRIO/CEDERJ/UAB) e Professora na Especialização em Docência na Educação Infantil (Capes/UAB/UEPG). Atuou na docência, gestão e assessoria pedagógica da Educação Infantil e Alfabetização na rede municipal do Rio de Janeiro/RJ (2011-2018). Esteve como professora no Ensino Médio na rede estadual do RJ, ministrando disciplinas pedagógicas na Formação de Professores (2014-2017). Articula ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Formação de professores, contemplando principalmente os seguintes temas: Educação Infantil e Prática Pedagógica, Educação Estética e Processos formativos de professores e crianças, Narrativas (Auto)Biográficas e Educação das Relações Étnico-Raciais.

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Publicado

2023-12-08