A importância das condições de trabalho para a construção de uma documentação pedagógica na perspectiva da qualidade da/na educação infantil

Autores

  • Maria Luiza Rodrigues Flores UFRGS
  • Adriana Vidaletti UFRGS
  • Aida Cunha Batista UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94493

Palavras-chave:

Educação infantil, Documentação pedagógica, Registro, Valorização docente, Jornada de trabalho, Qualidade

Resumo

No presente artigo, são discutidas as relações entre as condições de trabalho docente e a produção da documentação pedagógica na Educação Infantil, pondo em foco a relevância da carga horária remunerada na jornada docente para a sustentação do planejamento em uma perspectiva coletiva e formativa. A metodologia do estudo, de natureza qualitativa, envolveu a análise documental e o levantamento do estado da questão na produção acadêmica. Os resultados da revisão da literatura apontam a importância das políticas de valorização docente, com foco na remuneração, incluindo outras etapas da educação básica. Quanto à documentação pedagógica, os trabalhos enfatizam o potencial desta para a avaliação do desenvolvimento e das aprendizagens das crianças sem evidenciar a sua relação com as condições de trabalho. Destacamos a necessidade de estudos sobre o tema, com foco nas especificidades da Educação Infantil.

Biografia do Autor

Maria Luiza Rodrigues Flores, UFRGS

Possui mestrado (2000) e doutorado (2007) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Estudos pós-graduados em Psicologia Social da PUC/SP, sob a supervisão da Professora Drª. Fúlvia Rosemberg, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Relações de Gênero, Raça e Idade (2014) e do Prof. Dr. Odair Furtado, desenvolvendo estudos sobre políticas de acesso à educação infantil. Em 2018, realizou estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da USP, sob a supervisão da Professora Drª. Sandra Zákia Sousa, com período de estudos junto à Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia (UNIMORE/Itália), sob a supervisão do Professor Dr. Antonio Gariboldi. É Professora Associada do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS, na área de Administração Escolar, integrando o Núcleo de Estudos de Políticas e Gestão da Educação e docente do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma Faculdade, na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão de Processos Educacionais. Foi Coordenadora Pedagógica do Curso de Especialização em Gestão Escolar - Edição 2012/2013 (Programa Nacional Escola de Gestores/MEC/UFRGS e docente do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (Convênio MEC/UFRGS). Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar da Universidade Federal de Santa Maria/RS (2009-2011) e Professora Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2003 e 2008). Atuou na Educação Básica como professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul e de instituições privadas particulares. Coordenou o Projeto de Assessoramento Técnico-pedagógico a municípios gaúchos que aderiram ao Programa Proinfância, decorrente de convênio MEC/UFRGS (2012-2014). Desenvolve pesquisas sobre o monitoramento de políticas de Educação Infantil no Rio Grande do Sul, no contexto do Plano Nacional de Educação, dos planos estaduais e municipais de Educação, considerando a oferta e qualidade da educação infantil para crianças de zero a seis anos. Integrou o Comitê Diretivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil - MIEIB e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (2007-2012) e a Coordenação Colegiada do Fórum Gaúcho de Educação Infantil (2007/2014; 2021-atual). Coordena o Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda (Faced/UFRGS). Tem experiência na área de Organização, Política e Gestão da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: acesso, currículo e avaliação da qualidade na educação infantil; articulação entre a educação infantil e o ensino fundamental.

Aida Cunha Batista, UFRGS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS na linha de pesquisa Política e Gestão de Processos Educacionais - FACED/UFRGS, sob orientação da Professora Doutora Maria Luíza Rodrigues Flores. Especialização em Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Graduação em Pedagogia com ênfase em Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atua há 22 anos em educação básica. Desde 2009 é professora de Educação Infantil na rede municipal de Porto Alegre. Está professora Coordenadora pela EMEI Protásio Alves, no programa EEABI (Espaços Educativos Afro Brasileiros e Indígenas) da SMED/POA. Integrou o colegiado do Fórum Gaúcho de Educação Infantil - FGEI, no ano de 2020 e 2021. Participa como membro discente de mestrado, do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas em Educação Infantil - GEPPPEI, desde 2020, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2023-12-08