A importância das condições de trabalho para a construção de uma documentação pedagógica na perspectiva da qualidade da/na educação infantil
DOI :
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94493Mots-clés :
Educação infantil, Documentação pedagógica, Registro, Valorização docente, Jornada de trabalho, QualidadeRésumé
No presente artigo, são discutidas as relações entre as condições de trabalho docente e a produção da documentação pedagógica na Educação Infantil, pondo em foco a relevância da carga horária remunerada na jornada docente para a sustentação do planejamento em uma perspectiva coletiva e formativa. A metodologia do estudo, de natureza qualitativa, envolveu a análise documental e o levantamento do estado da questão na produção acadêmica. Os resultados da revisão da literatura apontam a importância das políticas de valorização docente, com foco na remuneração, incluindo outras etapas da educação básica. Quanto à documentação pedagógica, os trabalhos enfatizam o potencial desta para a avaliação do desenvolvimento e das aprendizagens das crianças sem evidenciar a sua relação com as condições de trabalho. Destacamos a necessidade de estudos sobre o tema, com foco nas especificidades da Educação Infantil.
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