“Veja só, veja só”, a beleza de estar e aprender em companhia: documentação pedagógica e o desenvolvimento profissional na escola da infância
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94441Palavras-chave:
Documentação pedagógica, Formação de professoras, Desenvolvimento profissional, Educação infantilResumo
Esse texto apresenta relato de prática de formação de professoras desenvolvida em uma unidade universitária de Educação Básica, entre os anos de 2018 e 2020. Para isso, está organizado em três partes: na primeira, apresenta breve histórico da instituição e considerações gerais sobre a proposta pedagógica e processo de formação das professoras; na segunda, apresenta o processo de documentação pedagógica articulada às ações formativas com o grupo da Educação Infantil; na terceira, evidencia como as práticas de registro e documentação sustentaram o desenvolvimento profissional do grupo, ressaltando a importância de que esses processos sejam construídos coletivamente, opondo-se a modelos pré-concebidos, que não se encaixam nas diversas realidades do país, sob o risco do esvaziamento de sentidos das práticas educativas.
Referências
ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Relatório Práticas Cotidianas da Educação Infantil: base para reflexão sobre as orientações curriculares. Brasília: Ministério da Educação, 2009.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil. Brasília, 2009a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf>. Acesso em: 19 maio 2023.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 20/2009. Brasília: MEC/CNE/CEB, 2009b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pceb020_09.pdf>. Acesso em: 19 maio 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 19 maio 2023.
DAHLBER, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Artmed, 2003
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As Cem Linguagens da Criança: Volume 2: Experiência de Reggio Emilia em Transformação. Porto Alegre: Penso 2016.
FORMOSINHO, João; OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Pedagogias Transmissivas e pedagogias participativas na escola de massas. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; PASCAL, Christine. Documentação Pedagógica e Avaliação na Educação Infantil: um caminho para a transformação. Porto Alegre: Penso, 2019.
GOBBI, Márcia. Múltiplas linguagens de meninos e meninas e a educação infantil. In: Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – perspectivas atuais. Belo Horizonte, nov. 2010.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 1996. (Coleção Cadernos da Educação Infantil)
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. A documentação pedagógica: revelando a aprendizagem solidária. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; PASCAL, Christine. Documentação Pedagógica e Avaliação na Educação Infantil: um caminho para a transformação. Porto Alegre: Penso, 2019.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica Appezzato (orgs.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2006.
OSTETTO, Luciana (org.). Registros na Educação Infantil: pesquisa e prática pedagógica. Campinas: Papirus, 2017.
OSTETTO, Luciana. Para encantar, é preciso encantar-se: danças circulares na formação de professores. Artigos Cad. CEDES, v. 30, n. 80, abr. 2010.
REGGIO CHILDREN. As cem linguagens em mini-histórias: contadas por professores e crianças de Reggio Emilia. Escolas e Creches da Infância de Reggio Emilia. Porto Alegre: Penso, 2021.
SILVA, Márcia Vanessa. As formas de participação social dos bebês nas práticas cotidianas vivenciadas no contexto de uma creche municipal. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.