“Veja só, veja só”, a beleza de estar e aprender em companhia: documentação pedagógica e o desenvolvimento profissional na escola da infância

Autores

  • Juliana Diamente Pito Universidade Federal de São Paulo, Núcleo de Educação Infantil- Escola Paulistinha de Educação http://orcid.org/0000-0003-0850-4249
  • Thaise Vieira de Araujo Núcleo de Educação Infantil Paulistinha - Unifesp
  • Tânia Maria Massaruto de Quintal Universidade Federal de São Paulo, Núcleo de Educação Infantil- Escola Paulistinha de Educação http://orcid.org/0000-0002-8517-6050

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94441

Palavras-chave:

Documentação pedagógica, Formação de professoras, Desenvolvimento profissional, Educação infantil

Resumo

Esse texto apresenta relato de prática de formação de professoras desenvolvida em uma unidade universitária de Educação Básica, entre os anos de 2018 e 2020. Para isso, está organizado em três partes: na primeira, apresenta breve histórico da instituição e considerações gerais sobre a proposta pedagógica e processo de formação das professoras; na segunda, apresenta o processo de documentação pedagógica articulada às ações formativas com o grupo da Educação Infantil; na terceira, evidencia como as práticas de registro e documentação sustentaram o desenvolvimento profissional do grupo, ressaltando a importância de que esses processos sejam construídos coletivamente, opondo-se a modelos pré-concebidos, que não se encaixam nas diversas realidades do país, sob o risco do esvaziamento de sentidos das práticas educativas.

Biografia do Autor

Juliana Diamente Pito, Universidade Federal de São Paulo, Núcleo de Educação Infantil- Escola Paulistinha de Educação

Mestre em Educação, Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT)

Tânia Maria Massaruto de Quintal, Universidade Federal de São Paulo, Núcleo de Educação Infantil- Escola Paulistinha de Educação

Doutora em Psicologia Escolar; Mestre em Educação; Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT)

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Publicado

2023-12-08