Se esta rua fosse minha: traços de experiências e registros de um projeto

Autores

  • Vanda de Fátima Silva Pinheiro Prefeitura de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94391

Palavras-chave:

Registro, Prática docente, Criança e cidade, Educação infantil, Projeto pedagógico

Resumo

Este texto é um relato de prática sobre um projeto realizado com uma turma de educação infantil unificada em uma escola pública municipal de São Paulo, zona sul. A professora conta de forma despretensiosa e curiosa como o projeto de explorar o entorno escolar possibilitou a valorização e ampliação dos saberes das crianças sobre a geografia do território. Através de noções de localização, compreensão da urbanidade e das questões de saneamento básico foi possível entender a importância da função da escrita e dos números no contexto de vida. O Projeto despertou o sentimento de pertencimento das crianças ao território e à cidade, elucidando os direitos que as crianças possuem e que devem ser respeitados. Por fim, avivou a reflexão sobre a criança cidadã do mundo e o processo de autoavaliação sobre a prática pedagógica.

Referências

EMEI Padre Mauro Baptista. Projeto Político Pedagógico. São Paulo: PMSP/SME, 2022.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Educação Infantil. – São Paulo: SME/COPED,2019.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Currículo Integrador da Infância Paulistana. – São Paulo: SME/DOT, 2015a.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientação Normativa nº01: avaliação na educação infantil: aprimorando olhares – São Paulo: SME/DOT, 2013.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana. – São Paulo: SME / DOT, 2015.

Downloads

Publicado

2023-12-08