Se esta rua fosse minha: traços de experiências e registros de um projeto
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94391Palavras-chave:
Registro, Prática docente, Criança e cidade, Educação infantil, Projeto pedagógicoResumo
Este texto é um relato de prática sobre um projeto realizado com uma turma de educação infantil unificada em uma escola pública municipal de São Paulo, zona sul. A professora conta de forma despretensiosa e curiosa como o projeto de explorar o entorno escolar possibilitou a valorização e ampliação dos saberes das crianças sobre a geografia do território. Através de noções de localização, compreensão da urbanidade e das questões de saneamento básico foi possível entender a importância da função da escrita e dos números no contexto de vida. O Projeto despertou o sentimento de pertencimento das crianças ao território e à cidade, elucidando os direitos que as crianças possuem e que devem ser respeitados. Por fim, avivou a reflexão sobre a criança cidadã do mundo e o processo de autoavaliação sobre a prática pedagógica.
Referências
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