Se esta rua fosse minha: traços de experiências e registros de um projeto
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94391Palavras-chave:
Registro, Prática docente, Criança e cidade, Educação infantil, Projeto pedagógicoResumo
Este texto é um relato de prática sobre um projeto realizado com uma turma de educação infantil unificada em uma escola pública municipal de São Paulo, zona sul. A professora conta de forma despretensiosa e curiosa como o projeto de explorar o entorno escolar possibilitou a valorização e ampliação dos saberes das crianças sobre a geografia do território. Através de noções de localização, compreensão da urbanidade e das questões de saneamento básico foi possível entender a importância da função da escrita e dos números no contexto de vida. O Projeto despertou o sentimento de pertencimento das crianças ao território e à cidade, elucidando os direitos que as crianças possuem e que devem ser respeitados. Por fim, avivou a reflexão sobre a criança cidadã do mundo e o processo de autoavaliação sobre a prática pedagógica.
Referências
EMEI Padre Mauro Baptista. Projeto Político Pedagógico. São Paulo: PMSP/SME, 2022.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Educação Infantil. – São Paulo: SME/COPED,2019.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Currículo Integrador da Infância Paulistana. – São Paulo: SME/DOT, 2015a.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientação Normativa nº01: avaliação na educação infantil: aprimorando olhares – São Paulo: SME/DOT, 2013.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana. – São Paulo: SME / DOT, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.