Das rodas de conversa ao desenho infantil: a documentação pedagógica como prática testemunhal das narrativas gráficas e orais com crianças em uma escola pública em Fortaleza-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94372

Palavras-chave:

Desenho Infantil, Roda de Conversa, Documentação Pedagógica, Crianças

Resumo

O artigo traz reflexões sobre a documentação pedagógica na Pré-Escola com crianças de quatro anos em uma escola pública em Fortaleza (CE), tendo um professor/pesquisador como regente. Afirma a potência das narrativas gráficas e orais expressas em roda de conversa, dialogando com autores que refletem sobre esses temas, abordando a documentação pedagógica como prática testemunhal do vivido na educação infantil. As crianças, sujeitos participativos e narradores, comunicaram ideias e pensamentos sobre a quadra chuvosa, criando teorias e hipóteses e trazendo outros elementos, como os sonhos e os medos em suas representações encharcadas de memórias, histórias e afetividades. A documentação pedagógica possibilitou tornar suas narrativas visíveis, retroalimentando o processo de escuta, experiência e reflexão, acessando os saberes e os pensamentos potentes da infância.

Biografia do Autor

Janice Débora, Universidade Federal do Ceará

Janice Débora de Alencar Batista Araújo - Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da rede pública de ensino de Fortaleza. Membro do grupo de estudos e pesquisa em Filosofia e Infâncias (GEPEFI).

Leandro Júnior, Universidade Federal do Ceará

Leandro da Silva Pereira Junior - Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da rede pública de ensino de Fortaleza. Membro do Diretório de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (DIAFHNA). Integrante do grupo de pesquisa do “Ateliê do IPREDE”.

Luciane Goldberg, Universidade Federal do Ceará

Luciane Germano Goldberg - Arte/educadora, graduada em Artes Plásticas, mestre em Educação Ambiental (FURG) e Doutora em Educação (UFC). Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Líder do grupo de pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (DIAFHNA).

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Publicado

2023-12-08