Das rodas de conversa ao desenho infantil: a documentação pedagógica como prática testemunhal das narrativas gráficas e orais com crianças em uma escola pública em Fortaleza-CE
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94372Palavras-chave:
Desenho Infantil, Roda de Conversa, Documentação Pedagógica, CriançasResumo
O artigo traz reflexões sobre a documentação pedagógica na Pré-Escola com crianças de quatro anos em uma escola pública em Fortaleza (CE), tendo um professor/pesquisador como regente. Afirma a potência das narrativas gráficas e orais expressas em roda de conversa, dialogando com autores que refletem sobre esses temas, abordando a documentação pedagógica como prática testemunhal do vivido na educação infantil. As crianças, sujeitos participativos e narradores, comunicaram ideias e pensamentos sobre a quadra chuvosa, criando teorias e hipóteses e trazendo outros elementos, como os sonhos e os medos em suas representações encharcadas de memórias, histórias e afetividades. A documentação pedagógica possibilitou tornar suas narrativas visíveis, retroalimentando o processo de escuta, experiência e reflexão, acessando os saberes e os pensamentos potentes da infância.
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