Mini-histórias: narrativas poéticas do cotidiano de bebês e crianças pequenas na escola da infância

Autores

  • Roseli Gonçalves Ribeiro Martins Garcia Grupo de pesquisa CRIEI - UFSCar campus Sorocaba
  • Gillian Taveira Moraes Ichiama Pesquisadora do CRIEI - Grupo de pesquisas a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância da UFSCar -Universidade de São Carlos https://orcid.org/0000-0003-1503-4329
  • Andreia Camargo Professora de educação básica, técnica e tecnológica (EBBT) / Núcleo de Educação Infantil – NEI Paulistinha – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente em colaboração técnica na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar campus Sorocaba. https://orcid.org/0000-0002-1158-2814

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94439

Palavras-chave:

Mini-história, Bebês, Memória Pedagógica, Culturas infantis

Resumo

Este relato de experiência propõe-se a avançar nas reflexões sobre o conceito de mini-histórias e discutir de que maneira impacta na documentação pedagógica com bebês e crianças pequenas na escola da infância e na formação docente. Mediante compromisso ético, estético e político com as crianças, refletir acerca da formação profissional se faz tão urgente, pois os condicionamentos sociais e ideológicos estarão à espreita no encapsulamento do discurso a uma obrigação protocolar formatada. Capturar pequenos fragmentos de cenas, registros sensíveis, observar, olhar e escutar ativamente as narrativas e cenas do cotidiano trazem importantes reflexões sobre o tempo, espaço, acolhimento, interações, relações, movimentos e brincadeiras que acontecem na complexidade do dia-a-dia na escola da infância, e oxalá revelam a cultura infantil. No ordinário do cotidiano pela produção das mini-histórias emerge o extraordinário.

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Publicado

2023-12-08