A constituição da práxis de uma professora iniciante na educação infantil: experiências do estágio para o campo profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94500

Palavras-chave:

Narrativas formativas, Educação Infantil, Práxis pedagógica

Resumo

O artigo objetiva identificar elementos que evidenciem a constituição da práxis pedagógica de uma professora iniciante, por meio da observação de sua trajetória formativa da graduação até a inserção profissional. Para tanto, como procedimentos metodológicos, foram analisados escritos, aqui considerados como narrativas formativas, produzidos em dois momentos distintos: relatórios de estágio elaborados durante a formação inicial no curso de licenciatura em Pedagogia; e diários, que trazem registros da sua atuação como professora regente de uma turma de educação infantil em uma escola pública municipal de Campo Grande, MS. A técnica de análise utilizada foi a interpretativa-compreensiva. Como resultados, aponta-se que a escrita narrativa das experiências possui potencialidade para acionar disposições para a constituição da práxis pedagógica.

Biografia do Autor

Sandra Novais Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação/UFMS, docente no curso de Pedagogia, nas disciplinas de Estágio Obrigatório, Alfabetização e Letramento e Prática Científica, e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, linha Educação, Cultura e Sociedade. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisas em Narrativas Formativas (Gepenaf). sandra.novais@ufms.com

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Publicado

2023-12-08