Da necessidade e do desejo de escrever: uma conversa com Madalena Freire sobre observar, registrar e documentar

Autores

  • Marta Nidia Varella Gomes Maia Universidade Federal Fluminense
  • Luciana Esmeralda Ostetto Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento https://orcid.org/0000-0002-1948-5090

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94452

Palavras-chave:

Memória, Registro, Documentação Pedagógica, Prática Docente, Educação Infantil

Resumo

No tecido do texto apresentado, resultado da conversa com a educadora Madalena Freire, observação, registro e documentação pedagógica são, mais do que conceitos, pontos-base que alinhavam reflexões sobre formação docente e prática educativa. Narrativas da memória vivificam a experiência passada e entrelaçam saberes feitos que, na lucidez do tempo presente, fertilizam a esperança, projetando futuros possíveis. A centralidade da escrita no exercício de reflexão, criação e autoria de cada pessoa que registra; o desejo como fundante dos processos de ensinar e de aprender; a construção do grupo e do vínculo como essência da relação pedagógica são elementos que matizam a trama tecida com o testemunho de uma intelectual da educação, que afirma seu compromisso histórico com boniteza e decência. Uma professora que, ao registrar, inspira autorias.

Biografia do Autor

Marta Nidia Varella Gomes Maia, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Universidade Federal Fluminense na área de Educação da Infância. Pesquisadora do Grupo FIAR - Círculo de estudo e pesquisa formação de professores, infância e arte na linha de pesquisa Educação Infantil e prática pedagógica. Foi professora da Educação Básica entre 1985 e 2018, Supervisora Educacional na Educação Básica entre 2004 e 2018 e Professora do Curso de Especialização em Educação Infantil: Perspectivas de Trabalho em Creches e Pré-Escolas da PUC-Rio entre 2016 e 2018. Doutora em Educação pela PUC-Rio (2016). Possui Mestrado em Educação pela PUC-Rio (2011), Especialização em Saúde Mental na Infância e Adolescência pela CESANTA (2006), Especialização em Alfabetização das Crianças das Classes Populares pela UFF (2003), Graduação em Pedagogia pela UFF (2000). Áreas de interesse: Infância, Educação Infantil, Currículo, Formação de Professoras e Professores de Educação Infantil, Políticas para a Educação Infantil, Alfabetização e Letramento, Ciclos.

Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento

Professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense, atua na graduação (curso de Pedagogia) e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Foi professora do Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (1995-2012). Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e estudou em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Articula ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Formação de professores, contemplando principalmente os seguintes temas: educação infantil e prática pedagógica, arte e infância, arte e formação de professores, narrativas autobiográficas. Coordenadora do FIAR - Círculo de estudos e pesquisa formação de professores, infância e arte (Faculdade de Educação UFF). Pós-doutorado na Universidade de Évora (2018-2019), com bolsa CAPES/ Programa Professor Visitante no Exterior.

Publicado

2023-12-08