Da necessidade e do desejo de escrever: uma conversa com Madalena Freire sobre observar, registrar e documentar
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94452Palavras-chave:
Memória, Registro, Documentação Pedagógica, Prática Docente, Educação InfantilResumo
No tecido do texto apresentado, resultado da conversa com a educadora Madalena Freire, observação, registro e documentação pedagógica são, mais do que conceitos, pontos-base que alinhavam reflexões sobre formação docente e prática educativa. Narrativas da memória vivificam a experiência passada e entrelaçam saberes feitos que, na lucidez do tempo presente, fertilizam a esperança, projetando futuros possíveis. A centralidade da escrita no exercício de reflexão, criação e autoria de cada pessoa que registra; o desejo como fundante dos processos de ensinar e de aprender; a construção do grupo e do vínculo como essência da relação pedagógica são elementos que matizam a trama tecida com o testemunho de uma intelectual da educação, que afirma seu compromisso histórico com boniteza e decência. Uma professora que, ao registrar, inspira autorias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.