Da necessidade e do desejo de escrever: uma conversa com Madalena Freire sobre observar, registrar e documentar
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94452Palavras-chave:
Memória, Registro, Documentação Pedagógica, Prática Docente, Educação InfantilResumo
No tecido do texto apresentado, resultado da conversa com a educadora Madalena Freire, observação, registro e documentação pedagógica são, mais do que conceitos, pontos-base que alinhavam reflexões sobre formação docente e prática educativa. Narrativas da memória vivificam a experiência passada e entrelaçam saberes feitos que, na lucidez do tempo presente, fertilizam a esperança, projetando futuros possíveis. A centralidade da escrita no exercício de reflexão, criação e autoria de cada pessoa que registra; o desejo como fundante dos processos de ensinar e de aprender; a construção do grupo e do vínculo como essência da relação pedagógica são elementos que matizam a trama tecida com o testemunho de uma intelectual da educação, que afirma seu compromisso histórico com boniteza e decência. Uma professora que, ao registrar, inspira autorias.
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