O plano municipal pela primeira infância em São Gonçalo: documentando e refletindo uma experiência de construção de políticas públicas para as infâncias na cidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94130

Palavras-chave:

Primeira Infância, Plano Municipal, Documentação Pedagógica, Políticas Públicas, Infâncias e Cidade

Resumo

Tratamos neste artigo da experiência de construção participativa do Plano Municipal pela Primeira Infância de São Gonçalo (PMPI/SG), tendo como escopo da análise a relevância do registro e da documentação pedagógica como instrumento que possibilita a observação, investigação e reflexão sobre os processos político-pedagógicos. Neste sentido, exploramos, a partir da relação entre a experiência e a teoria, as contribuições do registro e da documentação pedagógica como fonte de informações e reflexões sobre os processos de aprendizagem vividos junto à coletividade de sujeitos envolvidos na proposta de elaboração de políticas públicas para crianças de zero a seis anos de idade no município de São Gonçalo/RJ.

Biografia do Autor

Sr. Bruno Peres Freitas, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de São Gonçalo/RJ

Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como assessor técnico na elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância do município de São Gonçalo/RJ (PMPI/SG) entre os anos de 2020 a 2022. Atualmente trabalha como Assistente Social prestando assessoria técnica no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Gonçalo/RJ (CMDCA-SG).

Sra. Carla Verônica Corrêa Cardoso, Faculdade de Formação de Professores - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pelo (PPGEDU) - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Faculdade de Formação de Professores (FFP). Mestre em Educação ( UERJ - 2022) e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 1991), com habilitação em Orientação Educacional; pós-graduada em Psicopedagogia (1998) e em Prevenção as Drogas nas Escolas (2000), pela Universidade Cândido Mendes; em Administração e Supervisão Escolar, pela Universidade Plínio Leite. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da(s) Infância(s), Formação de Professores e Diversidade Cultural (GIFORDIC). Realizou o curso de extensão universitária pela Fiocruz, Teoria e Prática dos Conselhos Tutelares e Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente (2010). Atualmente está na Coordenação da Orientação Educacional na Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em atuação nos Conselhos de Direito. 

Sra. Maria Tereza Goudart Tavares, Faculdade de Formação de Professores - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação (1980), Mestrado Em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Pós-Doutorado em Educação pela Unicamp sob a supervisão da profª. Drª Ana Lúcia Goulart de Faria/GEPEDISC/Unicamp, no período de 2013 a 2014. Atualmente é pesquisadora associada ao Diretório Vozes da Educação: Memória, História e Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenando o Grupo de Estudos e Pesquisas- Infância(s), Formação de Professores/as e Diversidade Cultural- GIFORDIC/UERJ/PPGedu.Foi diretora eleita da Faculdade de Formação de Professores/UERJ no quadriênio 2008-2011, sendo professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora Procientista da UERJ/Faperj desde 1999. É atualmente coordenadora do GT Educação Popular da ANPED(2091-2021) além de ser professora efetiva do Programa de Pós-Graduação em Educação -Processos Formativos e Desigualdades Sociais -PPGedu/FFP/UERJ. Possui experiência na área de Educação Popular, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores(as) de educação infantil, educação popular, direito à cidade e educação da(s) infância(s) em periferias urbanas.

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Publicado

2023-12-08