O registro e a perspectiva inclusiva: olhares e concepções na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94225

Palavras-chave:

Educação infantil, Registro, Perspectiva Inclusiva, Educação Especial , Docência

Resumo

Este artigo visa a refletir sobre olhares e concepções de profissionais que atuam na educação infantil, tendo em vista um paralelo entre os princípios norteadores da educação de crianças pequenas e o campo da educação especial na perspectiva inclusiva. Com inspiração na abordagem de pesquisa praxeológica, foram realizadas conversas com profissionais que atuam na educação infantil, com a intenção de narrar o que acreditam que seja o registro e compreender suas motivações ao registrar. As categorias de análise foram definidas a partir dos diferentes materiais citados e suas funções: (i) registros reflexivos, com vistas à ação pedagógica; (ii) registros que sintetizam dados e informações em prontuários; e (iii) registros com a finalidade de divulgar o trabalho pedagógico. A partir do questionamento da ação de registrar, a análise revela a complexidade do cotidiano educativo, dentre olhares e concepções diversas, que não necessariamente dependem das funções exercidas pelos profissionais.

Biografia do Autor

Mariane Falco, FEUSP

Mariane Falco – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.              

 

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2020). Professora de Educação Infantil. Membro do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil (CIEI-FEUSP). E-mail: mfalco@usp.br; falcomariane@gmail.com

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4792013079486028  

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0942-5668 

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Publicado

2023-12-08