Infâncias, autoria e investigação: um relato sobre os detetives incríveis do CMEI Setor União
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94476Palavras-chave:
Infância, Registros, Projeto de trabalho, DocênciaResumo
Este trabalho visa apresentar o relato de práticas e experiências investigativas desenvolvidas com crianças do agrupamento de 4 anos de idade, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Setor União, no ano de 2022, em Goiânia - Goiás. A materialização das propostas se constituiu a partir da concepção de infância e criança defendida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009) cujas concepções são reafirmadas no documento curricular para Educação Infantil na Rede Municipal de Educação de Goiânia (2020), no conceito de projetos de Trabalho defendida e orientadas por Barbosa e Horn (2007) e nas contribuições da sociologia da infância que reafirmam o lugar da criança participativa, potente, autora e produtora de cultura nos diferentes contextos socialmente constituídos com e por elas.
Referências
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