Infâncias, autoria e investigação: um relato sobre os detetives incríveis do CMEI Setor União
DOI :
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94476Mots-clés :
Infância, Registros, Projeto de trabalho, DocênciaRésumé
Este trabalho visa apresentar o relato de práticas e experiências investigativas desenvolvidas com crianças do agrupamento de 4 anos de idade, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Setor União, no ano de 2022, em Goiânia - Goiás. A materialização das propostas se constituiu a partir da concepção de infância e criança defendida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009) cujas concepções são reafirmadas no documento curricular para Educação Infantil na Rede Municipal de Educação de Goiânia (2020), no conceito de projetos de Trabalho defendida e orientadas por Barbosa e Horn (2007) e nas contribuições da sociologia da infância que reafirmam o lugar da criança participativa, potente, autora e produtora de cultura nos diferentes contextos socialmente constituídos com e por elas.
Références
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
GOIÂNIA, Secretaria Municipal de Educação. Escritos Investigativos do agrupamento azul/Cmei Setor União – Goiânia, SME 2022.
HERNANDEZ, Fernando. A Organização do Ensino em Projetos de Trabalho. Porto Alegre, ARTMED,1998
HORN, Maria da Graça. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre, Artmed, 2004
MACHADO, Maria Lucia (org). Encontros e Desencontros na Educação Infantil. São Paulo, Cortez,2003
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.