Cem ou Sem? (des)inventar registros na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e96376Palavras-chave:
Educação Infantil, Registro, Formação estéticaResumo
Com quantas linguagens se faz um registro? O texto aqui apresentado visa partilhar reflexões acerca do processo de registrar como criação artístico-pedagógica ou pedagógico-artístico, afinal brincar com as palavras é também parte dessa escrita. Ousar, experimentar e criar registros que expressam e visibilizam as múltiplas formas de viver e pensar a Educação Infantil em que forma e conteúdo se entrelaçam, em conexão entre palavras, imagens, narrativas que expressam o vivido permeado de sentidos e significados. Movimentar ideias, olhar atentamente e entregar-se ao registro, como experiência estética.
Referências
BARROS, Manoel de. O livro das ignorãnças. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
BARROS, Manoel de. Memórias inventadas. 1ª ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018.
MALAGUZZI, Loris. Ao contrário, as cem existem. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George (Org.). As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na Educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.
MATISSE, Henri. Escritos e reflexões sobre arte. São Paulo: Cosac Naif, 2007.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis. Caderno de Formação: formação de professores educação infantil princípios e fundamentos. Acervo digital Unesp, v. 3, p. 27-39, mar. 2011. Disponível em: Acervo Digital: D14_Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis (unesp.br)
OSTETTO, Luciana Esmeralda. No tecido da documentação, memória, identidade e beleza. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda. (Org.). Registros na Educação Infantil: pesquisa e prática pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2017 (p.19-53).
RESENDE, Otto Lara. Vista Cansada. Folha de São Paulo, 23 de fevereiro de 1992. p.2.
RICHTER, Sandra Regina Simonis. Educação, arte e infância: tensões filosóficas em torno do fenômeno poético. Crítica Educativa, Sorocaba/SP, v. 2, n. 2, p. 90-106, jul./dez.2016. 2(2), 90–106. https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/99/225
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.