Cem ou Sem? (des)inventar registros na educação infantil
DOI :
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e96376Mots-clés :
Educação Infantil, Registro, Formação estéticaRésumé
Com quantas linguagens se faz um registro? O texto aqui apresentado visa partilhar reflexões acerca do processo de registrar como criação artístico-pedagógica ou pedagógico-artístico, afinal brincar com as palavras é também parte dessa escrita. Ousar, experimentar e criar registros que expressam e visibilizam as múltiplas formas de viver e pensar a Educação Infantil em que forma e conteúdo se entrelaçam, em conexão entre palavras, imagens, narrativas que expressam o vivido permeado de sentidos e significados. Movimentar ideias, olhar atentamente e entregar-se ao registro, como experiência estética.
Références
BARROS, Manoel de. O livro das ignorãnças. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
BARROS, Manoel de. Memórias inventadas. 1ª ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018.
MALAGUZZI, Loris. Ao contrário, as cem existem. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George (Org.). As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na Educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.
MATISSE, Henri. Escritos e reflexões sobre arte. São Paulo: Cosac Naif, 2007.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis. Caderno de Formação: formação de professores educação infantil princípios e fundamentos. Acervo digital Unesp, v. 3, p. 27-39, mar. 2011. Disponível em: Acervo Digital: D14_Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis (unesp.br)
OSTETTO, Luciana Esmeralda. No tecido da documentação, memória, identidade e beleza. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda. (Org.). Registros na Educação Infantil: pesquisa e prática pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2017 (p.19-53).
RESENDE, Otto Lara. Vista Cansada. Folha de São Paulo, 23 de fevereiro de 1992. p.2.
RICHTER, Sandra Regina Simonis. Educação, arte e infância: tensões filosóficas em torno do fenômeno poético. Crítica Educativa, Sorocaba/SP, v. 2, n. 2, p. 90-106, jul./dez.2016. 2(2), 90–106. https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/99/225
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
