“Professora, achei uma esmeralda!”: documentação pedagógica, protagonismo das crianças e suas aprendizagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94470

Palavras-chave:

Documentação pedagógica, Educação Infantil, Registro das práticas, Pesquisa Pedagógica

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investiga a documentação pedagógica como elemento fundamental da cultura profissional de docentes da Educação Infantil, valoriza as crianças, suas aprendizagens, protagonismo e diferentes infâncias. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com caráter bibliográfico e de pesquisa pedagógica, que investiga o trabalho com crianças de 5 e 6 anos, com objetivo de tecer a documentação com plena participação das crianças, contando com registros como diário de bordo, vídeos, fotografias, álbuns de fotografias, álbum de desenhos, museu de cartazes, murais, exposições. Os resultados apontam para a compreensão da documentação pedagógica em sua complexidade na construção de conhecimentos praxiológicos, ampliadora de um saber-fazer docente que legitima o protagonismo das crianças, conexões entre teoria e prática, escuta sensível e articulações dialógicas entre sujeitos do contexto.

Biografia do Autor

Gabrielle Augusta Silva de Camargo, Kingdom School

icenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Participou de programas de pesquisa científica e extensão, como Iniciação Científica (2018/2019) e Residência Pedagógica (2018/2019). Membro do GIAPE - Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais. Organizadora da VIII Semana da Pedagogia da UFSCar - campus Sorocaba. Participou de formações sobre Ensino Híbrido, Práticas de Ateliê no cotidiano da Educação infantil, Autonomia Moral, Tecnologia na Educação, CLIL e PBL. Apresentou sua pesquisa de iniciação científica no VIII Congresso Paulista de Educação Infantil e IV Simpósio Internacional de Educação Infantil: Educação como prática de liberdade. Atua principalmente nos seguintes tema: Práticas Pedagógicas; Avaliação da aprendizagem; Ensino-aprendizagem; Documentação e Registros da Prática Pedagógica; Educação e Infância.

Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi, Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba/Professora

Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas (ECA USP). Mestre e Doutora em Educação (FEUSP). Professora da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba, da área de Metodologia do Ensino de Arte, Corporeidade e Educação.

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Publicado

2023-12-08