“Professora, achei uma esmeralda!”: documentação pedagógica, protagonismo das crianças e suas aprendizagens
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94470Palavras-chave:
Documentação pedagógica, Educação Infantil, Registro das práticas, Pesquisa PedagógicaResumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investiga a documentação pedagógica como elemento fundamental da cultura profissional de docentes da Educação Infantil, valoriza as crianças, suas aprendizagens, protagonismo e diferentes infâncias. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com caráter bibliográfico e de pesquisa pedagógica, que investiga o trabalho com crianças de 5 e 6 anos, com objetivo de tecer a documentação com plena participação das crianças, contando com registros como diário de bordo, vídeos, fotografias, álbuns de fotografias, álbum de desenhos, museu de cartazes, murais, exposições. Os resultados apontam para a compreensão da documentação pedagógica em sua complexidade na construção de conhecimentos praxiológicos, ampliadora de um saber-fazer docente que legitima o protagonismo das crianças, conexões entre teoria e prática, escuta sensível e articulações dialógicas entre sujeitos do contexto.
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