“Professora, achei uma esmeralda!”: documentação pedagógica, protagonismo das crianças e suas aprendizagens

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94470

Palabras clave:

Documentação pedagógica, Educação Infantil, Registro das práticas, Pesquisa Pedagógica

Resumen

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investiga a documentação pedagógica como elemento fundamental da cultura profissional de docentes da Educação Infantil, valoriza as crianças, suas aprendizagens, protagonismo e diferentes infâncias. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com caráter bibliográfico e de pesquisa pedagógica, que investiga o trabalho com crianças de 5 e 6 anos, com objetivo de tecer a documentação com plena participação das crianças, contando com registros como diário de bordo, vídeos, fotografias, álbuns de fotografias, álbum de desenhos, museu de cartazes, murais, exposições. Os resultados apontam para a compreensão da documentação pedagógica em sua complexidade na construção de conhecimentos praxiológicos, ampliadora de um saber-fazer docente que legitima o protagonismo das crianças, conexões entre teoria e prática, escuta sensível e articulações dialógicas entre sujeitos do contexto.

Biografía del autor/a

Gabrielle Augusta Silva de Camargo, Kingdom School

icenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Participou de programas de pesquisa científica e extensão, como Iniciação Científica (2018/2019) e Residência Pedagógica (2018/2019). Membro do GIAPE - Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais. Organizadora da VIII Semana da Pedagogia da UFSCar - campus Sorocaba. Participou de formações sobre Ensino Híbrido, Práticas de Ateliê no cotidiano da Educação infantil, Autonomia Moral, Tecnologia na Educação, CLIL e PBL. Apresentou sua pesquisa de iniciação científica no VIII Congresso Paulista de Educação Infantil e IV Simpósio Internacional de Educação Infantil: Educação como prática de liberdade. Atua principalmente nos seguintes tema: Práticas Pedagógicas; Avaliação da aprendizagem; Ensino-aprendizagem; Documentação e Registros da Prática Pedagógica; Educação e Infância.

Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi, Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba/Professora

Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas (ECA USP). Mestre e Doutora em Educação (FEUSP). Professora da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba, da área de Metodologia do Ensino de Arte, Corporeidade e Educação.

Citas

BERNARDES, Rosvita Kolb; OSTETTO, Luciana Esmeralda. No impulso da vida e da docência: marcas da formação estética de estudantes de arte e pedagogia. 39ª Reunião Nacional da ANPEd. GT24 - Educação e Arte, 2019, p. 1-7. Disponível em: http://anais.anped.org.br/p/39reuniao/trabalhos?field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=34 Acesso em 16 de abril 2023.

CAMARGO, Gabrielle Augusta Silva de. Documentação pedagógica enquanto um exercício de sensibilização: do protagonismo das crianças ao olhar atento do educador. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13896. Acesso em 17 de set.2023.

CORRÊA, Carla; OSTETTO, Luciana Esmeralda. Sobre formação estética e docência: as professoras de Educação Infantil desejam mais arte! Laplage em Revista, Sorocaba-SP, vol.4, n°. Especial, set.- dez. 2018, p.23-37. ISSN:2446-6220.

EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre-RS: Artes Médicas Sul, 1999.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Loris Malaguzzi e os direitos das crianças pequenas. In: Oliveira-Formosinho, Julia; Kishimoto, Tizuko Morchida; Pinazza, Mônica Appezzato. (Orgs). Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o Passado Construindo o Futuro. Porto Alegre-RS: Artmed, 2007, p. 277-292.

FOCHI, Paulo Sergio. A documentação pedagógica como estratégia para a construção do conhecimento praxiológico: o caso do Observatório da Cultura Infantil-OBECI. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, University of São Paulo, São Paulo-SP, 2019. doi:10.11606/T.48.2019.tde-25072019-131945. Acesso em 16 de abril 2023.

FOCHI, Paulo Sergio. Abordagem da Documentação Pedagógica na Formação em Contextos de Educação Infantil. RELAdEI 7.2–3, Educación Infantil y Familia, Diciembre 2018, p. 149-158. Disponível em: file:///E:/Downloads/5030-Texto%20del%20art%C3%ADculo-28792-1-10-20190104.pdf Acesso em 23 abril 2023.

FOCHI, Paulo Sergio. "Mas os bebês fazem o quê no berçário, heim?" documentando ações de comunicação, autonomia e saber-fazer de crianças de 6 a 14 meses em um contexto de vida coletiva. 2013. 171 fls. Dissertação (Mestrado em Educação), Instituição de Ensino: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, 2013.

FOCHI, Paulo Sergio; PIVA, Luciane Frosi; FOCESI, Luciane Varisco. A documentação pedagógica como mote para a formação de professores: o caso de uma escola participante do OBECI (The pedagogical documentation as a motto for teacher training: the case of a school participating in the OBECI). Crítica Educativa, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 165–177, 2017. DOI: 10.22476/revcted.v2i2.103. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/103. Acesso em 23 de abril 2023.

FREITAS, Lídia; CRAVEIRO, Clara. Documentação e fotografia pedagógica na ação e no desenvolvimento profissional do educador de infância: uma reflexão na senda da supervisão pedagógica. Investigação às Práticas, Lisboa, v. 8, n. 2, p.98-114, 2017. Acesso em 09 de dezembro, 2018. Disponível em < http://dx.doi.org/10.25757/invep.v8i2.139>.

GALVANI, Vanessa Marques. Uma nova lente para o professor: potencialidade da fotografia como dispositivo de pesquisa para ações pedagógicas. 2016. 168 fls. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo-SP, 2016.

HOYELOS, Alfredo. La ética en el pensamiento y obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Barcelona. Octaedro-Rosa Sensat, 2004.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Porto Alegrie-RS: Artmed, 2008.

MALAGUZZI, Loris. La educación infantil en Reggio Emilia. Tradução: Alfredo Hoyelos. Barcelona: Editorial Octaedro, S.L., 2011.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. A documentação pedagógica: revelando a aprendizagem solidária. In: Oliveira-Formosinho, Júlia e Pascal, Christine. Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Porto Alegre-RS: Penso, 2019, p. 26-56.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação. In: Oliveira-Formosinho, Julia; Kishimoto, Tizuko Morchida; Pinazza, Mônica Appezzato. Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre-RS: Artmed, 2007.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; FORMOSINHO, João. Pedagogia-em-participação: em busca de uma práxis holística. In: Oliveira-Formosinho, Júlia; Pascal, Christine. Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Porto Alegre-RS: Penso, 2019, p. 26-56.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; FORMOSINHO, João. Pedagogia-em-Participação: a perspectiva educativa da Associação Criança. Porto: Porto Editora, 2013.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Observação, registro, documentação: nomear e significar as experiências. In: Ostetto (org.) Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores. 5ª edição, Campinas-SP.: Papirus, 2012, p. 13-32.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. No tecido da documentação, memória, identidade e beleza In: Ostetto, Luciana Esmeralda. (Org.). Registros na Educação Infantil: pesquisa e prática pedagógica. Campinas -SP: Papirus, 2017, p. 14-53.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. No novelo da memória, atravessamentos do sensível: tornar-se. Revista Digital do LAV – Santa Maria – vol. 11, n. 2, p. 166 – 191 – mai./ago. 2018. ISSN 1983 – 7348 http://dx.doi.org/10.5902/1983734833904

VECCHI, Vea. Arte e criatividade em Reggio Emilia [recurso eletrônico]: Explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. Tradução: Thais Helena Bonini. São Paulo-SP: Phorte Editora, 2017. Fomato epub, sem paginação. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo?search=Vea+Vecchi&tipoIndex=0 Acesso em 17 de abril 2023.

Publicado

2023-12-08