No vaivém do balanço: olhando para um gesto do brincar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94431

Palavras-chave:

Brincadeira, Balanço, Observação, Registro, Fenomenologia

Resumo

O foco do trabalho é a brincadeira infantil do balanço, com o objetivo de reconhecer e evidenciar no olhar fenomenológico para o brincar dimensões sensíveis e poéticas que potencializem o encontro da criança com o(a) educador(a). Com apoio teórico-metodológico na observação fenomenológica, principalmente a partir de J.W. Goethe e G. Bachelard, são apresentados e discutidos registros de experiências pedagógicas empíricas em dois contextos de educação infantil, na Cidade do Cabo (África do Sul) e em Florianópolis. Da análise dos registros emergem diferentes formas e sentidos do balançar na brincadeira da criança: o girar, o ir-e-vir, o devanear. A discussão, com caráter ensaístico, procura mostrar os desdobramentos a que a descrição fenomenológica pode chegar, desde reflexões práticas sobre o cotidiano escolar, até uma compreensão mais profunda dos gestos do brincar.

Biografia do Autor

Sandra Eckschmidt, UFSC

Doutora em Educação e membro do Núcleo de Pesquisa Infância, Comunicação, Cultura e Arte (UFSC/CNPq).  Atualmente é coordenadora da escola de Educação Infantil Casa Amarela e também da Formação em Pedagogia Waldorf de Florianópolis. É consultora e parceira do Projeto Território do Brincar, que promove a escuta, o intercâmbio de saberes, o registro e a difusão da cultura infantil. Em 2015 foi professora convidada do Centre for Creative Education da Cidade do Cabo na África do Sul, experiência do qual resultou em um livro: " Ndiphilile: Eu estou viva". Também é autora do livro: "A arte de lembrar e esquecer: narrativas autobiográficas de professores sobre sua infância" e co-autora do livro a "Bola e a Boneca". Seus temas de pesquisa e atuação abrangem a infância, o brincar, a cultura da infância, e educação infantil e a Pedagogia Waldorf.

Referências

ECKSCHMIDT, Sandra. Ndiphilile: eu estou viva! São Paulo: Eco Livros, 2015.

ECKSCHMIDT, Sandra. Um caminho de observação fenomenológica: gestos e narrativas do brincar na educação infantil. Tese (Doutorado em Educação) -Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021

GIRARDELLO, Gilka. O poder do faz-de-conta e a experiência narrativa das crianças: inspirações da obra de Vivian Gussin Paley. Em Aberto, Brasília, v. 34, n. 110, p. 139-150, jan./abr. 2021.

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BACH, Jonas. STOLZ, Tania. VEIGA, Marcelo da. A ideia de liberdade em Steiner: fundamentos de uma educação fenomenológica. Revista Educativa, Goiânia, v. 16, n.1, p.5-23, jan/jun.2013.

BACH, Jonas. Fenomenologia de Goethe e educação: a filosofia da educação de Steiner. Lohengrin, 2017.

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

DURAND, Gilbert. As Estruturas Antropológicas do Imaginário: introdução à arquetipologia geral. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

LEITE, Maria Isabel. Em defesa da fogueira das caixas na educação. In: RUAS, Cláudia; LEITE, Maria Isabel: Precisamos priorizar as crianças: pandemia, educação e infância. Florianópolis: O Livreiro das Rosas, 2020.

ZUMTHOR, Paul. Escritura e Nomadismo: Entrevistas e Ensaios. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.

PALEY, Vivian Gussin. The boy who would be a helicopter: the uses of storytelling in the classroom. Cambridge Massachusetts: Harvard University Press, 1991.

Publicado

2023-12-08