No vaivém do balanço: olhando para um gesto do brincar
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e94431Palavras-chave:
Brincadeira, Balanço, Observação, Registro, FenomenologiaResumo
O foco do trabalho é a brincadeira infantil do balanço, com o objetivo de reconhecer e evidenciar no olhar fenomenológico para o brincar dimensões sensíveis e poéticas que potencializem o encontro da criança com o(a) educador(a). Com apoio teórico-metodológico na observação fenomenológica, principalmente a partir de J.W. Goethe e G. Bachelard, são apresentados e discutidos registros de experiências pedagógicas empíricas em dois contextos de educação infantil, na Cidade do Cabo (África do Sul) e em Florianópolis. Da análise dos registros emergem diferentes formas e sentidos do balançar na brincadeira da criança: o girar, o ir-e-vir, o devanear. A discussão, com caráter ensaístico, procura mostrar os desdobramentos a que a descrição fenomenológica pode chegar, desde reflexões práticas sobre o cotidiano escolar, até uma compreensão mais profunda dos gestos do brincar.
Referências
ECKSCHMIDT, Sandra. Ndiphilile: eu estou viva! São Paulo: Eco Livros, 2015.
ECKSCHMIDT, Sandra. Um caminho de observação fenomenológica: gestos e narrativas do brincar na educação infantil. Tese (Doutorado em Educação) -Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021
GIRARDELLO, Gilka. O poder do faz-de-conta e a experiência narrativa das crianças: inspirações da obra de Vivian Gussin Paley. Em Aberto, Brasília, v. 34, n. 110, p. 139-150, jan./abr. 2021.
BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BACH, Jonas. STOLZ, Tania. VEIGA, Marcelo da. A ideia de liberdade em Steiner: fundamentos de uma educação fenomenológica. Revista Educativa, Goiânia, v. 16, n.1, p.5-23, jan/jun.2013.
BACH, Jonas. Fenomenologia de Goethe e educação: a filosofia da educação de Steiner. Lohengrin, 2017.
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.
DURAND, Gilbert. As Estruturas Antropológicas do Imaginário: introdução à arquetipologia geral. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
LEITE, Maria Isabel. Em defesa da fogueira das caixas na educação. In: RUAS, Cláudia; LEITE, Maria Isabel: Precisamos priorizar as crianças: pandemia, educação e infância. Florianópolis: O Livreiro das Rosas, 2020.
ZUMTHOR, Paul. Escritura e Nomadismo: Entrevistas e Ensaios. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
PALEY, Vivian Gussin. The boy who would be a helicopter: the uses of storytelling in the classroom. Cambridge Massachusetts: Harvard University Press, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.