Educação, infâncias e práxis pedagógica: registrar e documentar movimentos de (re)existência na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2023.e97483

Palavras-chave:

Educação Infantil, Práxis Pedagógica, Registro, Documentação Pedagógica, Docência

Resumo

Este texto, ao modo de introdução-convite à leitura do dossiê Educação, infâncias e práxis pedagógica: registrar e documentar movimentos de (re)existência na Educação Infantil, propõe questões históricas e conceituais para o debate sobre o registro e a documentação pedagógica. Tecendo um diálogo com as perspectivas evidenciadas nas produções reunidas, ao mesmo tempo que as apresenta. A documentação pedagógica, compreendida como práxis, constituída no movimento dialético ação-reflexão-ação, que pressupõe observação, registro, reflexão e comunicação, alarga as possibilidades de apropriação de fazeres-saberes fertilizados nas jornadas de experimentação-criação com as crianças. Por isso mesmo, o debate sobre o tema ganha sentido quando está articulado ao compromisso de visibilizar propostas educativas singulares, referentes aos contextos nos quais os registros e as reflexões foram gestadas. Por essas vias seguem os 21 artigos, 08 relatos de experiência, uma entrevista e duas produções para a seção Outras Linguagens, que compõem o referido dossiê: configuram um conjunto de produções sustentadas por matrizes epistemológicas diversas, provenientes de diferentes países - Portugal, México e Brasil -, e de todas as regiões brasileiras, com as quais o debate teórico-prático sobre registro e documentação pedagógica ganha novos e oportunos contornos de reflexão crítica.  A documentação, movida pelo desejo de uma Educação comprometida com as infâncias, reconhece e dá visibilidade à vivacidade, ao movimento brincante, aos tons multicoloridos, às sonoridades vibrantes nos fazeres-saberes das crianças, em sua inteireza e beleza. Documentar a Educação infantil, por meio de narrativas visuais, gráficas, sonoras é contar processos e relações de/com todos os envolvidos: crianças, profissionais, famílias, comunidade, fazendo história.

Biografia do Autor

José Firmino de Oliveira-Neto, Universidade Federal de Goiás

Doutor e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás; Especialista em Formação em Educação a Distância (Unip); Pedagogo (Unip) e Biólogo (Licenciatura) (UEG). Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Pesquisador da Rede de Pesquisadores sobre professores do Centro-Oeste (Redecentro-UFG); vice-coordenador do grupo "Educação no Cerrado e Cidadania" - UFG/Goiás; integrante do grupo de pesquisa Formação, profissionalização docente e trabalho educativo (UFG), do Núcleo de Formação de Professores (FE/UFG), da Associação Brasileira de Ensino de Biologia/Regional 4 e membro da Gestão Colegiada do Fórum de Licenciatura da UFG (Gestão 2023-2025). Atualmente realiza Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal Fluminense com a professora Luciana Esmeralda Ostetto, desenvolvendo o projeto "Registrar e Documentar na Educação Infantil: tornando visível memórias (re)inventadas - O caso da Rede Municipal de Educação de Goiânia, Goiás". Tem experiência em Educação, com enfoque na formação de professores, estágio supervisionado; movimentos de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia nos diferentes níveis de ensino; educação infantil e pesquisas sobre pesquisas.

Greice Duarte de Brito Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação na Linha de Pesquisa Linguagem, Cultura e Processos Formativos do PPG-Edu/UFF (2022). Mestre em Educação (2017) e licenciada em Pedagogia (2013). Pesquisadora no Círculo de Estudos e Pesquisa Formação de Professores, Infância e Arte - FIAR/FEUFF (2016). Atualmente é Professora EBTT (Coluni-UFF) atuando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Professora das disciplinas de TCC do Curso de Pedagogia (UNIRIO/CEDERJ/UAB), Professora na Especialização em Docência na Educação Infantil (Capes/UAB/UEPG) e Tutora nos cursos de pós-graduação Lato Sensu (EAD/FSJT). Atuou na rede pública da cidade do Rio de Janeiro SME-RIO (2011-2018) e como professora de disciplinas pedagógicas na SEEDUC-RJ (2014-2017). Articula ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase na Formação de professores, Infância e Arte contemplando principalmente os seguintes temas: Formação e Prática Pedagógica, Narrativas (Auto)Biográficas, Educação Estética e Promoção da Igualdade Racial.

Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense

Com formação de base em Pedagogia - Educação Pré-escolar (Universidade Federal de Santa Catarina -1985), atuei como professora em Creche e Pré-escola (Florianópolis/SC) e pedagoga de Creche (Prefeitura Municipal de São Paulo). Hoje sou professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense, atuando na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação) e na graduação (curso de Pedagogia). Fui professora do Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (1995-2012). Fiz doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992). Minhas atividades articulam ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Formação de professores, contemplando principalmente os seguintes temas: educação infantil e prática pedagógica, arte e infância, arte e formação de professores, narrativas autobiográficas. Coordeno o FIAR - Círculo de estudos e pesquisa formação de professores, infância e arte (Faculdade de Educação UFF). Por meio do Programa Professor Visitante no Exterior - CAPES/2018-2019, realizei pesquisa de pós-doutorado junto à Universidade de Évora - Portugal.

Referências

EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George (Org.). As cem linguagens da criança. A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GANDINI, Lella; GOLDHABER, Jeanne. Duas reflexões sobre a documentação. In: GANDINI, Lella; EDWARDS, Carolyn (Org.). Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.

HOLM, Anna Marie. Baby-art: os primeiros passos com a arte. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2007.

MAGALHÃES, Lucinha; MARINCEK, Vania. Instrumento de registro da reflexão do professor. In: CAVALCANTI, Zélia. A história de uma classe: alunos de 4 e 5 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

OSTETTO, Luciana Esmeralda; OLIVEIRA, Eloisa Raquel de; MESSINA, Virgínia da Silva. Deixando marcas… a prática do registro no cotidiano da Educação Infantil. Florianópolis: Cidade Futura, 2001.

OSTETTO, Luciana. Observação, registro, documentação: nomear e significar as experiências. In: OSTETTO, Luciana (Org.). Educação infantil: saberes e fazeres da formação docente. Campinas.SP:Papirus, 2008. (p.13-32)

OSTETTO, Luciana (Org.). Registros na Educação Infantil: pesquisa e prática pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2017.

REGGIO CHILDREN. Regimento: escolas e creches para a infância da Comuna de Reggio Emilia. Correggio: Nerocolore, 2012. Tradução: Thais Helena Bonini.

WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro. São Paulo: paz e Terra, 1993.

Publicado

2023-12-08