A relação das crianças com os museus: proposta de um trabalho colaborativo para a democratização da cultura
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e95187Palavras-chave:
Relação museu-escola, Educação museal, Educação Infantil, Formação de professoras/esResumo
Ao longo da história, as instituições museais não se constituíram como locais acessíveis para o público infantil. Apesar de haver um importante debate sobre a educação museal no Brasil e o avanço de políticas públicas, com a criação do Instituto Brasileiro de Museus (2009) e a construção da Política Nacional de Educação Museal (2017), os museus ainda se mostram despreparados para acolher a pequena infância. A partir dessas constatações, elegemos o livro aqui resenhado, Habitar o museu com a criança pequena: formação colaborativa como possibilidade (2021), como exemplar para contribuir para esse debate. Escrito por Solange de Fátima Gabre, essa relevante obra traz resultados de sua tese de doutorado, na qual buscou viabilizar a capacitação de professoras/es para que a relação museu-escola seja uma prática democrática e constante na Educação Infantil.
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