Experiências estéticas na educação infantil: o registro como instrumento que revela fragmentos do cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e95879Palavras-chave:
Educação Infantil, Registro pedagógico, Experiências estéticasResumo
Considerando a experiência estética, como importante dimensão da formação humana e parte importante da prática pedagógica, este relato recupera experiências de aprendizagens com/entre meninos e meninas de 2 e 3 anos de idade, na educação infantil. Busca revelar as poéticas, os encantamentos e as potencialidades presentes, nos liames (e limites) do trabalho com argila e outras materialidades (naturais, estruturadas, de largo alcance etc.). A intencionalidade pedagógica, a organização do espaço, a seleção de materiais de qualidade e em quantidade adequada para a realização das propostas educativas externam o compromisso ético e a confiança no saber e no agir da criança, contribuindo na efetivação de espaços de escuta, de trocas e de crescimento humano para crianças e adultos envolvidos na experiência.
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