Aesthetic experiences in childhood education: registration as an instrument to reveal everyday life

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e95879

Keywords:

Early Childhood Education, Register, Aesthetic Experiences

Abstract

Considering the aesthetic experience, as an important dimension of human development and an important part of pedagogical practice, this report recovers learning experiences with/between 2 and 3 year old boys and girls, in kindergarten. It seeks to reveal the poetics, enchantments and potentialities present in the links (and limits) of working with clay and other materialities (natural, structured, far-reaching, etc.). The pedagogical intention, the organization of the space and the selection of quality materials and in adequate quantity for carrying out the educational proposals express the ethical commitment and confidence in the child's knowledge and actions, contributing to the creation of spaces for listening, exchanges and human growth for children and adults involved in the experience.

Author Biographies

Dilma Antunes Silva, Federal University of São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes (2009), mestrado (2015) e doutorado (2020), ambos em Educação (Psicologia da Educação), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora EBTT da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), desempenhando a função de diretora escolar no Núcleo de Educação Infantil- Escola Paulistinha de Educação. No âmbito da Unifesp ainda atua como coordenadora da Comissão Especial de Extensão e Cultura (CEEC)- Reitoria e é membra da Conselho de Extensão e Cultura (COEC). Tem experiência na área de Educação, e se dedica a pesquisas com ênfase nos seguintes temas: educação infantil, formação de professoras(es), políticas educacionais, qualidade educacional, vulnerabilidades. Colabora em grupos de estudos e pesquisas na PUC-SP e na Unifesp. É membra da Rede Articul@ções, que tem por finalidade o desenvolvimento pessoal e profissional por meio da articulação da pesquisa com as práticas na educação básica e ensino superior. No eixo da extensão universitária, tem interesse nos seguintes temas: educação da infância; formação; memória, patrimônio escolar e identidade. Desde 2020 coordena um projeto de extensão sobre os 50 anos do NEI Paulistinha e decorrente deste, supervisionou dois estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) e uma estudante de Iniciação Científica (Pibic).

Ana Paula Santiago do Nascimento, Federal University of São Paulo

Possui graduação em Pedagogia (2004), Mestrado em Educação (2012) e Doutorado em Educação (2019) realizados na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Atualmente é Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com atuação na Coordenação de Pesquisa, Extensão e Estágio (Coordenadora) do Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação (NEI-Paulistinha) e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Unifesp-Guarulhos (Docente). É pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infância, Educação da Infância e Formação de Professores (GEPIEIFOP) e no Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (GEPPEGE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Financiamento da Educação, Educação Infantil, Políticas Públicas em Educação, Plano de Carreira e Remuneração Docente.

João Luiz Silva da Rosa, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Pedagogo, pesquisador na área da primeira infância, autor do livro por infâncias vivas e vividas. Está no campo da educação infantil desde 2014, estudando sobre o desenvolvimento infantil, a importância do brincar e o papel do professor dentro da educação. É pós-graduado em Psicopedagogia Institucional, pós-graduando em Psicanálise e pedagogo.

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Published

2024-08-08