“Ele não vai ficar aqui, né?”: o masculino não vai ao berçário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e95942

Palavras-chave:

Educação Infantil, Trabalho Docente, Masculino, Creche

Resumo

A predominância de mulheres como docentes em creches, muito provavelmente por ocasião da relação que se instituiu entre cuidar e educar como qualidades privativas desse gênero, tem permitido o estabelecimento de múltiplas interrogações acerca da reiterada ausência do masculino nesses espaços. Em razão desse cenário, objetiva-se, no presente artigo, dar uma explicação ao processo de contenção que se emprega ao masculino quanto a sua atuação na educação infantil, mais especificamente no trabalho com bebês em creches. A partir da análise do relato de um dos autores sobre sua experiência na creche, aciona-se as noções de interdição implícita e interdição explícita para compreender o fenômeno de distanciamento do masculino dos berçários.  Conclui-se que, embora seja preciso compromisso e seriedade com os sentimentos, expressões a aprendizados dos bebês, a fim de exercer um bom trabalho em turmas de berçário, o masculino é reiteradamente interditado a desempenhá-lo, pois regularmente são evocadas qualidades supostamente do feminino como ingredientes para atuar em creches, como sensibilidade, cuidado e atenção. 

Biografia do Autor

Rudá Morais Gandin, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduado em Pedagogia e Especialista em Políticas Educacionais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Integrante do Grupo de Pesquisa História, Memória e Formação de Professores.

 

 

Alexandra Coelho Pena, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Graduada em Psicologia pela USU, Especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio, Mestre pelo Instituto de Psicologia da UFRJ e Doutora em Educação pela PUC-Rio. Pós-doutorado no Departamento de Educação da PUC-Rio. Integrante do Grupo de Pesquisa INFOC (Infância, Formação e Cultura) desde 2011. Professora do Departamento de Educação da PUC-Rio. Coordenadora e Professora do Curso de Especialização em Educação Infantil: perspectivas de trabalho em creches e pré-escolas da PUC-Rio. Coordenadora e Professora do Curso de Extensão A Creche e o trabalho cotidiano com crianças de 0 a 3 anos da PUC-Rio. Experiência nas áreas de Estudos da Infância, Educação Infantil, Formação de Professores e Pesquisa.

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Publicado

2024-08-08