Campo numérico na educação infantil: o trabalho com crianças de 3 a 5 anos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e96204

Palabras clave:

Numérico, Educação Infantil, Teoria Histórico-Cultural

Resumen

O presente artigo é resultado de uma pesquisa sobre a formação do pensamento matemático na Educação Infantil com crianças de três a cinco anos. Aqui apresentamos algumas discussões sobre a prática pedagógica para trabalhar com o campo numérico nessa faixa etária, de modo que sejam criadas as bases para a formação do pensamento matemático das crianças, possibilitando a apropriação de conceitos científicos da Aritmética no Ensino Fundamental. Para isso, buscamos nos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural, em autores como Vigotski, Mukhina, Elkonin e Moura, as orientações sobre como organizar a prática pedagógica. Buscamos também relacionar teoria e prática, pensando em estratégias de ensino promotoras de um desenvolvimento omnilateral para as crianças de três a cinco anos, relacionando com conceitos chaves da Teoria.

Biografía del autor/a

Alice Regina Hunhoff, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Formada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná em 2015 e obteve sua Segunda Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER em 2019. Concluiu o Mestrado em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) em 2023. Atualmente, exerce a função de professora na Educação Infantil no Centro Municipal de Educação Infantil Peter Pan, localizado no município de Francisco Beltrão, no estado do Paraná.

Janaina Damasco Umbelino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Pedagogia Magistério das Séries Iniciais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Anos iniciais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil e séries iniciais, teoria histórico-cultural, formação de educadores, educação infantil e alfabetização. Atua como docente no curso de Pedagogia, do campus de Cascavel, e no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEFB. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Ensino, Aprendizagem e Teoria Histórico-Cultural - GEPEATH e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica - GEPAPe.

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Publicado

2024-12-18