Campo numérico na educação infantil: o trabalho com crianças de 3 a 5 anos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e96204Palabras clave:
Numérico, Educação Infantil, Teoria Histórico-CulturalResumen
O presente artigo é resultado de uma pesquisa sobre a formação do pensamento matemático na Educação Infantil com crianças de três a cinco anos. Aqui apresentamos algumas discussões sobre a prática pedagógica para trabalhar com o campo numérico nessa faixa etária, de modo que sejam criadas as bases para a formação do pensamento matemático das crianças, possibilitando a apropriação de conceitos científicos da Aritmética no Ensino Fundamental. Para isso, buscamos nos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural, em autores como Vigotski, Mukhina, Elkonin e Moura, as orientações sobre como organizar a prática pedagógica. Buscamos também relacionar teoria e prática, pensando em estratégias de ensino promotoras de um desenvolvimento omnilateral para as crianças de três a cinco anos, relacionando com conceitos chaves da Teoria.
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