Produções científicas brasileiras da área da psicologia sobre a violência contra a primeira infância: revisão de escopo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e98853

Palabras clave:

Primeira Infância, Violência infantil, Psicologia, Revisão de literatura

Resumen

As crianças possuem uma série de direitos conquistados a partir da mudança na concepção da infância como um período especial da vida e pelo reconhecimento que crianças estão em situação peculiar de desenvolvimento e são titulares de direitos. No Brasil, identificam-se avanços legislativos com a aprovação do Marco Legal da Primeira Infância em 2016, desencadeando mudanças nas políticas públicas de atenção às crianças de zero a seis anos. Apesar dos avanços, a primeira infância ainda é marcada por situações de violência. O objetivo desse estudo é caracterizar as produções científicas brasileiras da área da Psicologia sobre a violência na primeira infância, publicadas no período de 2016 a 2023. Realizou-se uma revisão de escopo (Rocco, 2017) e análise temática dos dados Braun e Clarke (2006). Os resultados apontaram que o fenômeno da violência contra a primeira infância é complexo e, por suas características, exigem uma análise que interseccionalize gênero, raça, etnia e classe para que se possa compreender as estratégias de precarização do Sistema de Garantia de Direitos em termos de esgarçamento da infraestrutura dos serviços, ausência de condições adequadas de trabalho da equipe de trabalhadoras/es e prevalência de violências em crianças de grupos sociais vulnerabilizados. Concluiu-se que as políticas públicas voltadas para a primeira infância precisam considerar em sua complexidade os processos de desenvolvimento possibilitados em uma sociedade desigual e diversa.

Biografía del autor/a

Jolorena de Paula Tavares, Universidade Federal do Amazonas

Psicóloga pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente, cursa mestrado acadêmico em Psicologia na Linha de Pesquisa Processos Psicossociais (PPGPSI/UFAM). É integrante do Laboratório de Psicopatologia Sujeito e Singularidade (LAPSUS) e do Laboratório de Pesquisa em Psicologia e Desenvolvimento Humano (LADHU). Também realiza atividades psicológicas no Centro de Serviço de Psicologia Aplicada (CSPA), que são vinculados à Faculdade de Psicologia FAPSI/UFAM. Tem experiência em temáticas relacionadas à Saúde Mental, Atendimento Psicológico Clínico (presencial e remoto), Psicologia Jurídica, Avaliação Psicológica e Neuropsicológica, Orientação Profissional e de Carreira, Psicoeducação e Psicologia Social.

Gisele Cristina Resende, Universidade Federal do Amazonas

Pós-Doutorado na Universidade de Brasília (UnB) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (2022).Doutora em Ciências/Psicologia em Saúde e Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo (USP) em 2017 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Mestre em Psicologia na Universidade Federal do Amazonas em 2011. Pós-graduação (Lato-Sensu) em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2001. Graduação em Psicologia pela Universidade de Taubaté (UNITAU) em 1999. Trabalhou como psicóloga clínica, escolar e na Secretaria de Saúde da Prefeitura de Manaus (no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil Leste - CAPSi).Atualmente é Professora Adjunta na Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFAM, possui interesse na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento Humano , Escolarização e Orientação Profissional e de Carreira. Integrante do GT Carreiras: informação, orientação e aconselhamento da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia). Associada à ASBRo - Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. Associada à ABRAOPC - Associação Brasileira de Orientação Profissional e de Carreira.

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas, doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Bolsista Produtividade CNPq. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAM e Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM. Presidenta da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO (2024-2025). Relatora Nacional de Direitos Humanos da Plataforma DHESCA. Professora Visitante na Universidad Nacional Entre Ríos (UNER)/Argentina (2022). Filiada à Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os. Integrante do Núcleo de Estudos Afro Indígena e líder do Grupo de Pesquisa Subjetividades e processos de desenvolvimento dos povos amazônicos. Fui integrante da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP (2020 a 2022), Conselheira (de 2017 a 2020) e Presidenta do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes - CONANDA (2020), Presidenta do Conselho Regional de Psicologia da 20 Região (AM, AC, RR e RO), Conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social, Secretária Adjunta do Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheira do Conselho Federal de Psicologia. Desenvolvo pesquisas a partir da perspectiva crítica da Psicologia histórico-cultural. Os temas de interesse são: psicologia, movimentos sociais e processos de inclusão de grupos historicamente excluídos; interseccionalidade entre gênero, raça e classe, preconceitos, violências, processos de exclusão e manifestações de sexismo na escola e na Universidade; processos de desenvolvimento de crianças e adolescentes; políticas públicas e promoção de direitos humanos à população amazônica. Contemplada com o prêmio de 1o Lugar como Pesquisadora Destaque em Ciências Humanas no Estado do Amazonas pela FAPEAM (2022) e 3o lugar com Pesquisadora Destaque em Ciências Humanas pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa/CNPq (2023).

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Publicado

2024-12-18