A Educação das Relações Étnico-Raciais para e com os bebês e crianças bem pequenas no contexto dos Territórios Brincantes Internos no NEIM Doralice Teodora Bastos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e98906Palabras clave:
Bebês, Educação das Relações Étnico-Raciais, Territórios BrincantesResumen
Este relato foi desenvolvido com um grupo de bebês que frequentavam o Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Doralice Teodora Bastos, localizado no município de Florianópolis, do qual é elaborada a proposta metodológica “Territórios Brincantes” (2017), sendo estruturados territórios no espaço externo (parque), bem como, no espaço interno (sala).Tal abordagem, instigou a elaboração do planejamento referente à temática da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) para o grupo, abrangendo três diferentes culturas - a africana, indígena e a oriental, mediante uma documentação pedagógica que refletia a organização do espaço e a singularidade de cada bebê. Dentre as várias propostas, foi estruturado o “Bebeliê”, espaço desenvolvido para potencializar as linguagens expressivas, criativas e comunicativas dos bebês e do qual promoveu momentos lúdicos através de experiências ricas que refletem o currículo, em especial a ERER, potencializando suas experiências acerca do conhecimento sobre os diferentes povos.
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