A Educação das Relações Étnico-Raciais para e com os bebês e crianças bem pequenas no contexto dos Territórios Brincantes Internos no NEIM Doralice Teodora Bastos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e98906

Palabras clave:

Bebês, Educação das Relações Étnico-Raciais, Territórios Brincantes

Resumen

Este relato foi desenvolvido com um grupo de bebês que frequentavam o Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Doralice Teodora Bastos, localizado no município de Florianópolis, do qual é elaborada a proposta metodológica “Territórios Brincantes” (2017), sendo estruturados territórios no espaço externo (parque), bem como, no espaço interno (sala).Tal abordagem, instigou a elaboração do planejamento referente à temática da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) para o grupo, abrangendo três diferentes culturas - a africana, indígena e a oriental, mediante uma documentação pedagógica que refletia a organização do espaço e a singularidade de cada bebê. Dentre as várias propostas, foi estruturado o “Bebeliê”, espaço desenvolvido para potencializar as linguagens expressivas, criativas e comunicativas dos bebês e do qual promoveu momentos lúdicos através de experiências ricas que refletem o currículo, em especial a ERER, potencializando suas experiências acerca do conhecimento sobre os diferentes povos.

Biografía del autor/a

Daniela Amélia Martins Constantino, Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com especialização em Educação Infantil pela mesma instituição. Também possui especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais com ênfase em Educação Especial pela faculdade Dom Bosco. Atualmente concluiu o curso de Licenciatura em Informática pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua como Professora Auxiliar efetiva de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

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Publicado

2024-12-18