A interação verbal entre professoras e crianças de educação infantil pelo viés da participação guiada e da retomada da palavra
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n34p181Abstract
Neste artigo, objetiva-se abordar a interação verbal entre professoras e crianças de educação infantil, com base no conceito de participação guiada, proposto e desenvolvido por Rogoff (2005), e no conceito de retomada da palavra, desenvolvido por Mendonça et al (2014). O estudo resulta do projeto de pesquisa intitulado A interação verbal entre professoras e crianças de educação infantil: um encontro com a palavra. Fundamentam este trabalho os referenciais da teoria histórico-cultural, em especial os trabalhos de Lev S. Vigotski e a teoria da enunciação bakhtiniana, pelo pressuposto de que a linguagem é constitutiva do sujeito e adjacente à cultura. A pesquisa da qual deriva o presente artigo é de natureza qualitativa e se orienta pela abordagem de etnografia educacional. O trabalho de campo foi realizado em uma escola pública de educação infantil em Passo Fundo (RS), junto a 5 turmas de crianças entre 2 e 5 anos de idade e suas professoras, de outubro de 2014 a julho de 2015. São analisadas duas estratégias de potencialização da linguagem na criança – a retomada da palavra e a participação guiada -, tendo por base episódios de interação resultantes do material produzido.
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