Apresentação: “Teorizando a infância” Leena Alanen
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n35p3Abstract
O artigo apresenta a tradução de um texto editorial da Childhood, periódico de acesso restrito às mais recentes publicações de pesquisas sobre crianças, de autoria da professora e coeditora da revista, Leena Alanen (Universidade de Jyväskylä - Finlândia). A tradução teve como principal intenção ampliar os horizontes teóricos da sociologia da infância, para além das barreiras de língua, possibilitando, por meio da sua publicação em periódico de acesso livre, pautar amplamente a discussão e os desafios trazidos pela autora. Inicialmente, o texto traz uma breve apresentação ao “chamado” feito por Alanen apontando as pertinências indicadas pela autora para alimentar o debate no campo científico brasileiro. Posteriormente, o texto que segue é a tradução do texto de Alanen (2014), gentilmente autorizado pela autora, a quem, em nome do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação na Pequena Infância e da revista Zero-a-Seis, agradecemos a atenção acolhedora.
Literaturhinweise
ABEND, G. The meaning of ‘theory’. Sociological Theory, v. 26, n. 2, p. 173-199, 2008.
BüHLER-NIEDERBERGER, D. Introduction: Childhood sociology – Defining the state of the art and ensuring reflection. Current Sociology, v. 58, n. 2, p. 155-164, 2010.
CAMIC, C. & GROSS, N. Contemporary developments in sociological theory: current projects and conditions of possibility. Annual Review of Sociology, v. 24, p. 453-476, 1998.
GARNIER, P. Childhood as a question of critiques and justifications: insights into Boltanski’s sociology. Childhood, v. 21, n. 1, 2014.
KAMPMAN, J. Barndomssociologi – fra marginaliseret provocatør til mainstream leverandør. Dansk sociologi, v. 4, n. 2, p. 79-93, 2003.
LARKINS, C. Enacting children’s citizenship: Developing understandings of how children enact themselves as citizens through actions and Acts of citizenship. Childhood, v. 21, n. 1, p. 7-21, 2014.
MORAN-ELLIS, J. Reflections on the sociology of childhood in the UK. Current Sociology, v. 59, n. 2, p. 186-205, 2010.
QVORTRUP, J. Editorial: An established field, or a breakthrough still pending? Childhood, v. 10, n. 4, p. 395-400, 2003.
STRANDELL, H. From structure-action to politics of childhood: Sociological childhood research in Finland. Current Sociology, v. 58, n. 2, p. 165-185, 2010.
THOMAS, N. Love, Rights and Solidarity: studying children’s participation using Honneth’s theory of recognition. Childhood, v. 19, n. 4, p. 453-466, 2012.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.