História da educação da infância em Santa Catarina: políticas, práticas e formação docente

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e86602

Autor/innen-Biografien

Diana Carvalho de Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), doutorado em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Metodologia do Ensino, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação e Infância. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC no período de dezembro de 2003 a maio de 2006; coordenadora do Núcleo de Publicações do Centro de Ciências da Educação da UFSC gestão 2015 a 2017 e Coordenadora do Sub-projeto do curso de Licenciatura em Psicologia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFSC (PIBID/Psicologia UFSC) no período de agosto de 2010 a fevereiro de 2018. Eleita coordenadora do Grupo de Trabalho de Psicologia da Educação (GT-20) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), gestões 2013/2015 e 2016/2017. Atualmente compõe a equipe editorial da Revista Perspectiva (revista do Centro de Ciências da Educação da UFSC). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Educação e Escola (GEPIEE), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2001, sediado na UFSC. Atua nos seguintes temas de pesquisa: educação, infância, psicologia da educação e formação de professores para os anos iniciais da escolarização.

Leonete Luiza Schmidt, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: História Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Estágio Pós Doutoral pelo Programa de Pós Graduação em Educação na UFSC. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Pesquisadora da área da Educação desenvolvendo estudos e pesquisas sobre: história da alfabetização; instituições e modelos pedagógicos para os anos iniciais do Ensino Fundamental; e políticas públicas para alfabetização. Integrante da Equipe Editorial da Poiésis - Revista do programa de Pós Graduação em Educação da Unisul e Coordenadora institucional do Programa Residência Pedagógica. 

Rosa Batista, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Graduação em Pedagogia pela UFSC com habilitação em Educação Infantil. Atualmente realiza Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina PPGE-UNISUL com pesquisa envolvendo "A Constituição histórica da educação infantil em Santa Catarina na primeira metade do Século XX". É Pesquisadora associada ao Núcleo de Educação da pequena Infância UFSC-NUPEIN. Participa como grupo gestor do Fórum da Educação infantil da região da Amurel ? Tubarão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente na Formação de Professores com os seguintes temas: organização do cotidiano da educação infantil, docência na educação infantil, história da docência na educação infantil. 

Veröffentlicht

2022-03-21