Where are the children that were here? - Anthropology with children in institutions

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n40p343

Abstract

The work sought to place at the centre of the studies the experience of children who temporarily reside in institutions specialized in hosting. The objective was to reach notions of child and family, notions of life and care, contact with children and adolescents hosted in social protection institutions. It was also in the interest of the work to invest in deepening the ethnographic practice and listening to narratives with children. Among the threads that surround the debate are the anthropological studies about children and the specialized practices that underpin the services of attention to children, adolescents and families, in the field of health and social care in Brazil. It is a field that consists of ethnographic contexts from which networks and intersections of practices, mediations and connections are articulated, that can not be restricted to the idea of a spatial delimitation, since they form malleable and transient circuits.

Author Biography

Mirella Alves de Brito, INCT - Instituto Brasil Plural TRANSES - Núcleo de Antropologia do Contemporâneo/PPGAS/UFSC

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (1993), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGAS/UFSC (2007). Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGAS/UFSC (2014). Foi professora titular da Universidade do Vale do Itajaí no período de 2001/1 a 2010/1, onde no semestre de 2009/1 foi Coordenadora do Curso de Psicologia no Campus de Biguaçu. Tem experiência em Psicologia, com ênfase em Psicologia Social; atuando principalmente nos seguintes temas: violência, processos de subjetivação, gênero/sexualidade , estatuto da criança e do adolescente; criança e adolescente em situação de vulnerabilidade, populações carcerárias e formas de aparentamento; e políticas públicas. No período de 2005 a 2008 coordenou o Curso de Formação em Psicologia Social vinculado ao Instituto Sarapiquá-IPPSEA. No doutorado pesquisou as noções de famílias, sujeito e parentesco em processos de adoção em Florianópolis, bem como os modos de tornar-se sujeito em espaços de institucionalização de crianças. Vinculada ao Núcleo de Pesquisa TRANSES - Núcleo de Antropologia da Contemporâneo. Realizou estágio doutoral na EHESS/IRIS (Paris), sob orientação do Professor Éric Fassin no período de 12/2011 a 04/2012. Entre fevereiro de 2015 e março de 2017, desenvolveu atividades de docência no Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE/FEBAVE), na cidade de Orleans, SC, lecionando as disciplinas de Psicologia Social-Comunitária; Psicologia Jurídica; fundamentos Epistemológicos em Psicologia e Antropologia Social, todas para o Curso de Psicologia daquela IES. Atualmente (desde agosto/2014) desempenha a função de docente no Curso de Psicologia da Estácio Santa Catarina, campus São José, atuando como docente, supervisora de estágio em psicologia clínica e psicologia da saúde, orientando pesquisas vinculadas aos campos de estágio e coordenando o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPP) daquela unidade. Também desenvolve atividades de pesquisa vinculada ao Instituto Brasil Plural - INCT, cujo principal objetivo é o de desenvolver pesquisas que permitam uma visão mais ampla e articulada da realidade brasileira e, um conjunto de ações que subsidiem políticas públicas. Entre novembro de 2014 e fevereiro de 2015, atuou como colaboradora na Comissão de Políticas Públicas do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Florianópolis (CMDCA) e também como assessora na elaboração do Plano Decenal de Políticas para a Infância, no mesmo Conselho. Presidente do Grupo de Apoio à Adoção - Familiarizando a adoção em Florianópolis (GRUFA), desde 2016. Pesquisadora Avaliadora e Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estácio - SC (CEP/CONEP)

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Published

2019-11-19