Caminhos da participação social na formulação de políticas públicas: infância e migração internacional em São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e73428

Resumo

Este artigo propõe apresentar reflexões sobre a inclusão da infância nas duas Conferências Municipais de Políticas para Imigrantes realizadas em São Paulo. Analisar a forma como o tema foi abordado nesse espaço de participação social se mostra relevante já que nele são debatidas as principais demandas da e pela população migrante e são elencadas as prioridades que servem de subsídio para atuação do governo local. A análise é feita a partir da observação de pontos centrais: os eixos temáticos nos quais as discussões foram organizadas, as propostas elaboradas e aprovadas, o número de crianças presentes nas conferências e a forma como foi pensada a sua participação. A principal metodologia utilizada é a análise documental, tendo sido selecionados documentos oficiais. Conclui-se que o tema ganhou relevância de uma edição para outra e que a inclusão da criança de forma participativa apresenta grande potencialidade para o enriquecimento do debate sobre a formulação de políticas públicas.

Biografia do Autor

Tatiana Chang Waldman

Mestre e Doutora em Direito (área de concentração: Direitos Humanos) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP).

Camila Barrero Breitenvieser, Fundação Getúlio Vargas - FGV/SP

Mestre em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - FGV/SP (2019). Mestre em em Ciência Política e Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2011).

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Publicado

2021-03-12