Babies at the Rio Art Museum: possible aesthetics approaches

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e84642

Keywords:

Babies, Museum, Education, Aesthetics

Abstract

This article presents itself as an excerpt from the institutional research of the Group on Education, Museum, Culture and Childhood (GEPEMCI), aimed at investigating the relationship between children from zero to six years old with museums and cultural centers in the city of Rio de Janeiro. The main objective is to encourage reflections on the presence of babies and their families in museums and cultural spaces. The Rio de Janeiro Art Museum (MAR), located in downtown Rio de Janeiro, promotes the educational action “Babies at MAR”, for babies aged between zero and two years old. From the understanding of babies having the right to access cultural heritage, reflections are made on the access of the little ones to the cultural institution, art as an aesthetic experience for babies, and different proposals from this art museum directed at little ones are presented.

Author Biographies

Valeria Martins, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Pedagoga e mestra em Educação pela PUC-Rio. Professora Substituta do Setor de Educação Infantil do CAp-UFRJ.

Cristina Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica-Rio (1994) e em Economia pelo Centro Universitário de Brasília (1983). Mestrado (1999) e Doutorado (2005) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.. Professora do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Diretora do Departamento de Educação da PUC-Rio desde 2020.. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Infantil da PUC-Rio e do Grupo de Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação infantil, políticas públicas, educação e cultura.

Gabriela Campolina, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Mestranda em Educação pela PUC-Rio, na linha de pesquisa Diferenças Culturais, Espaços de Formação e Processos Educativos. Graduada em Pedagogia pela PUC-Rio. Integrante do GEPEMCI - Grupo de Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância.

References

BARBOSA, Maria Carmem. Especificidades da ação pedagógica com os bebês. IN: Anais do i seminário nacional: currículo em movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, 2010, p. 1-17. Anais. Belo Horizonte: 2010.

CARVALHO, Cristina. Criança menorzinha... ninguém merece! – políticas de infância em espaços culturais. In: KRAMER, S.; ROCHA, E. C. (orgs.). Educação infantil: enfoques em diálogo. 2. Ed. São Paulo: Papirus, 2013. p. 295-312.

CARVALHO, Cristina. SANTOS, Maria Emilia Tagliari. Bebês, Museus e Mediação: da dimensão estética às relações. Educação & Realidade. v. 44, n. 4, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/RGw6ksrN7jVQTmgdvpydd5b/?lang=pt Acesso em: 23 de agosto de 2021.

CARVALHO, Cristina ; LOPES, Gabriela Campolina de Azeredo Coutinho; MARTINS, Valeria. Bebês no MAR: Samba de roda para os pequenos no museu. In: V Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil / II Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, São Paulo, 2019. v. 1º ed. p. 1-9.

KRAMER, Sonia; NUNES, Maria Fernanda Rezende; PENA, Alexandra. Crianças, ética do cuidado e direitos: a propósito do Estatuto da Criança e do Adolescente. Educação e Pesquisa, v. 46, p. 1-18, 2020.

LOPES, Thamiris. Outras formas de conhecer o mundo: educação infantil em museus de arte, ciência e história. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, 2019.

GUERREIRO, Luiz Guilherme. Bebês no MAR: Dja Guatá Porã | Rio de Janeiro Indígena. Youtube, 5 de julho de 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=a8DdSxgbE2o&> Acesso em outubro de 2021.

GUERREIRO, Luiz Guilherme. Bebês no MAR: Feito poeira ao vento | Fotografia na coleção MAR. Youtube, 3 de agosto de 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1-f1weEx47A&> Acesso em outubro de 2021.

GUERREIRO, Luiz Guilherme. Bebês no MAR: O Rio do Samba | resistência e reinvenção. Youtube, 30 de agosto de 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=tpj6Wx7VV3s& > Acesso em outubro de 2021.

GUERREIRO, Luiz Guilherme. Bebês no MAR: Férias no MAR. Youtube, 26 de setembro de 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=P_V05femXcY& > Acesso em outubro de 2021.

GUERREIRO, Luiz Guilherme. Bebês no MAR: Agosto de 2018. Youtube, 30 de outubro de 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VA3kxoAIv8s& > Acesso em outubro de 2021.

GUERREIRO, Luiz Guilherme. Laboratório de Criação | Bebês no MAR. Youtube, 15 de janeiro de 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2W6ireI-0Jo& > Acesso em outubro de 2021.

SANTOS, Maria Emília Tagliari. Bebês no Museu de Arte: Processos, Relações e Descobertas. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, 2017.

SALUTTO, Nazareth; NASCIMENTO, Anelise Monteiro do. Onde estão os bebês? Reflexões para sua construção conceitual a partir de um debater interdisciplinar. Áltera, João Pessoa, v.1, n.8, p. 14-37, jan./jun. 2019.

STUDART, Denise. Museus e famílias: percepções e comportamentos de crianças e seus familiares em exposições para o público infantil. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 12 (suplemento), p. 55-77, 2005.

Published

2022-10-27

Issue

Section

Dossiê: A arte da pergunta: as crianças como propositoras de sentidos estéticos