As vozes no contexto infantil: a polarização em destaque
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2008n18p31Resumen
Este artigo tem a intenção de fazer uma reflexão sobre as sutilezas dos discursos das educadoras, auxiliares e das crianças que acontecem no cotidiano infantil, sobre o viés da polarização. O que estou chamando de polarização diz respeito às dualidades dos discursos das educadoras, auxiliares e crianças sobre seus saberes e fazeres, como o certo e o errado, o falar e o calar, o aprender e o brincar, o começo e o fim, o bonito e o feio, o bem e o mal, enfim, a existência de dois pólos para os discursos: um positivo e um negativo. Neste texto defendemos a idéia de que na educação infantil as educadoras, as auxiliares e as crianças deveríam prestar mais atenção aos seus discursos, de modo a romper com a polarização, evitando resultados indesejáveis. Juntas, elas podem começar a dialogar sobre o momento presente como algo do agora, e não como algo que tem um valor dual. Além disso, acreditamos que é relevante que desde o início da vida escolar da criança não haja uma polarização dos discursos por parte dos adultos que a acompanham. Palavras-chave: Educação Infantil, Discursos, Polarização
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.