“Prepara tudo que nós vamos brincar!”: organizar espaços, possibilitar brincadeiras e experienciar a docência do estágio na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2014n29p112Resumen
Este texto origina-se das experiências e das reflexões tecidas no decorrer do estágio supervisionado em Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina. O referido estágio foi realizado na Creche Anjo da Guarda, pertencente à rede municipal de Florianópolis, localizada no bairro da Trindade, mais especificadamente no alto do Morro da Penitenciária e com o Grupo 2, o qual, era constituído por 15 crianças de aproximadamente um ano e meio a dois anos de idade. Com o objetivo de experienciar a docência, a partir de observações, registros e reflexões diárias sobre as ações, relações, interações, brincadeiras e linguagens das crianças, o foco das intervenções consistiu na organização dos espaços visando ampliar as possibilidades de brincadeiras e autonomia do grupo, bem como, potencializar os momentos da alimentação.
Citas
AGOSTINHO, Kátia Adair. O espaço da creche: que lugar é este? IN: GT-07 Educação Infantil da ANPED, 27. Caxambu, 2004.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 20/2009. Brasília: MEC/CNE/CEB, 2009.
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. Revista Faculdade Educação. São Paulo, v. 24, n. 2, jul. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010225551998000200007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 17 set. 2011.
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2008, p.41-51.
COUTINHO, Ângela, Maria Scalabrin. A ação social dos bebês: um estudo etnográfico no contexto da creche. Tese (Doutorado em Estudos da Criança – Área de concentração: Sociologia da Infância), Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2010.
FLORIANÓPOLIS. Secretaria Municipal de Educação. Diretrizes Educacionais-Pedagógicas para a Educação Infantil do Município de Florianópolis, Florianópolis, 2010.
FLORIANÓPOLIS/PMF/SME. Orientações Curriculares para a educação infantil da rede municipal de Florianópolis - A Brincadeira. Prefeitura Municipal de Educação. Secretaria Municipal de Educação. Florianópolis: Prelo Gráfica & Editora, 2012.
FLORIANÓPOLIS/PMF/SME. Orientações Curriculares para a educação infantil da rede municipal de Florianópolis - Linguagens Visuais. Prefeitura Municipal de Educação. Secretaria Municipal de Educação. Florianópolis: Prelo Gráfica & Editora, 2012.
FORNEIRO, Linas Iglesias. A organização dos Espaços na Educação Infantil. In: ZABALZA, Miguel. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: ArtMed,1998, p.229-281.
GOLDSCHMIED, Elinor; JACKSON Sonia. Educação de 0 a 3 anos: O atendimento em creche. Porto Alegre: Artmed, 2006.
GUIMARÃES, Daniela de Oliveira. Relações entre crianças e adultos no berçário de uma creche pública na cidade do Rio de Janeiro: técnicas corporais, responsividade, cuidado. Tese (Doutorado em Educação), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
GUIMARÃES, Daniela; KRAMER, Sonia. Nos espaços e objetos das creches, concepções de educação e práticas com crianças de 0 a 3 anos. In: KRAMER, Sonia (org). Retratos de um desafio: Crianças e adultos na educação infantil. São Paulo: Ática, 2009. p. 50-64.
LOPES, Elisandra Silva; ROSA, Cristina Dias. Aventuras de viver, conviver, e aprender com as crianças: Experiência de estágio com crianças de dois a três anos de idade. In:
MOSS, Peter. Reconceitualizando a infância: crianças, instituições e profissionais. In: MACHADO, Maria Lucia de A. (Org.). Encontros e desencontros em Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2002, pp. 235-248.
PIOTTO, Cristina, Débora; FERREIRA, Marisa Vasconcelos; Pantoni, Rosa V. Comer, comer... comer, comer...é o melhor para poder crescer... In: ROSSETI-FERREIRA, Maria Clotilde; MELLO, Ana Maria; VITÓRIA, Telma; GOSUEN, Adriano; CHAGURI, Ana Cecília. (Org.) Os Fazeres na Educação Infantil. 11ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 2009.
ROCHA, Eloisa A. C. Diretrizes Educacionais Pedagógicas para Educação Infantil. Prefeitura Municipal de Florianópolis. Secretaria Municipal de Educação. Florianópolis: Prelo Gráfica e Editora Ltda., 2010. Disponível em: http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/12_05_2010_15.24.41.03c7e67bbe979ef30c2efe71db1468a.pdf.
ROCHA, Eloísa A. C.; OSTETTO, Luciana Esmeralda. O estágio na formação universitária de professores de Educação Infantil. In: SEARA, Izabel Christine et al. (Orgs.). Práticas pedagógicas e estágios: diálogos com a cultura escolar. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008, p. 103-116.
SAYÃO, Deborah Thomé. “Rotinas” que envolvem o corpo e o movimento em ambientes de creche. IN: MACHADO, Fábio, Pinto; VAZ, Alexandre Fernandez; SAYÃO, Deborah Thomé (org.). Educação do corpo em ambientes educacionais: prática de ensino e de pesquisa em educação física. Florianópolis: Editora da UFSC, p. 67-85, 2011.
SOUZA, A. C.; WEISS, V. Aprendendo a ser professora de bebês. In: OSTETTO, L. E. (Org.). Educação Infantil: saberes e fazeres... 3. ed. São Paulo: Papirus, 2008.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.