Os espaços externos como possibilidade de múltiplas experiências na Educação Infantil

Autores

  • Janaína de Aguiar Monteiro Universidade Federal do Paraná
  • Jessica Rodrigues Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2015n31p264

Resumo

Neste texto abordamos a relação das crianças e profissionais com os espaços externos das instituições de Educação Infantil, a partir de uma experiência vivenciada no Estágio em Docência em Educação Infantil no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Paraná. O estágio foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba, durante o ano letivo de 2013, com encontros semanais, sendo as observações de campo realizadas predominantemente no período vespertino, com dois grupos de crianças organizados por idade de acordo com a instituição. A base teórica está constituída por uma breve análise dos documentos mandatários da educação infantil, as concepções de espaços e as interações, estabelecendo uma relação com as práticas vivenciadas e com a teoria histórico-cultural. Nosso foco de análise se constituiu nos espaços e nas suas organizações, bem como possibilidades de experiências das crianças a partir das relações sociais e com a natureza, que se estabelecem no espaço externo. Nesse sentido, abordamos a importância da consideração dos espaços externos nos planejamentos e práticas pedagógicas, ampliando o contato das crianças com os elementos da natureza, assim como as situações de brincadeira e movimento.

Biografia do Autor

Janaína de Aguiar Monteiro, Universidade Federal do Paraná

Acadêmica do Curso de Pedagogia, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, professora na Educação Infantil. E-mail: jana_amonteiro@yahoo.com

Jessica Rodrigues, Universidade Federal do Paraná

Acadêmica do Curso de Pedagogia, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, professora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E-mail: jessikaklaus@hotmail.com

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Publicado

2015-10-21

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua