Reflexões sobre as Rodas de Conversa na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n33p122

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre as rodas de conversa na Educação Infantil e busca compreender por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida a partir da análise de entrevistas semi-estruturadas, qual o sentido que três professoras da Educação Infantil da E.M.E.F Cidade do Rio Grande – CAIC/FURG atribuem às rodas de conversa e o que elas dizem sobre esse elemento do cotidiano da Educação Infantil. Num primeiro momento, dialogo sobre a construção da ideia de infância e algumas problematizações acerca das infâncias contemporâneas. Em seguida discorro sobre as rodas de conversa, trazendo alguns estudos de pesquisadores que analisam tal temática. Para posteriormente apresentar a análise da pesquisa realizada.  Assim, constata-se que a roda de conversa é um elemento imprescindível que deve ser explorado pelos professores, pela sua relevância e contribuições que proporciona às crianças e ao fazer docente. Um espaço cheio de vida, de compartilhar saberes, emoções, de aprender a conversar, respeitar o outro, planejar, avaliar.  Além disso, constitui-se um alicerce para a construção do novo e um espaço que também revela as pluralidades infantis.

Biografia do Autor

Vanessa Alves Vargas, Universidade Federal do Rio Grande FURG

Professora-pesquisadora; mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG; tendo o interesse nos estudos da Sociologia da Infância, pesquisas com crianças e a abordagens etnográficas.

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Publicado

2016-03-31

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